Número de praias impróprias para banho aumenta em Salvador
- Notícias - O melhor do bairro de Pituba, Salvador, BA

domingo, 30 de dezembro de 2018
      

Número de praias impróprias para banho aumenta em Salvador

17 praias do litoral baiano também apresentam detritos que podem causar doenças - Foto: Rennan Calixto | Divulgação

Salvador tem 16 praias impróprias para banho neste final de semana. Conforme informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) além da capital, outras 17 praias do litoral baiano também apresentam detritos que podem causar doenças.

Em Salvador as praias são Tubarão (Em frente ao conjunto habitacional, próximo à antiga fábrica de cimento), Periperi (Na saída de acesso à praia após travessia da via férrea), Penha (Situada em frente à barraca do Valença), Bogari (Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente a ladeira que dá acesso a praia), Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso a praia, fundo do Hospital São Jorge), Santa Maria (Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente a escada de acesso à praia), Farol da Barra (Próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente a Av. Oceânica), Ondina (Próximo a escada de acesso à praia, em frente ao posto BR e Hotel Bahia Sol), Pituba (Em frente a escada de acesso à praia, em frente a Portinox, na Rua Paraíba), Pituba(Atrás da Praça – antigo Clube Português), Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa.Próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe.), Boca do Rio ( Em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (Em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e ao Caranguejo de Sergipe), Farol de Itapuã (Em frente à Rua da Música (Antiga Rua K).

Enquanto na Costas dos Coqueiros a praia impropria é Buraquinho (a  cerca de 200 m da foz do rio Joanes) e na Costa das Baleias é a Cumuruxatiba (Em frente a Pousada Cumuruxatiba).

Costa do Cacau teve seis praias incluídas na listagem: Concha (Em frente as barracas de praia. Próximo ao desembocadura do rio de Contas), Marciano (Próximo ao Bar Litrão.), Malhado (Próximo à escultura da sereia), Avenida (Próximo à lanchonete Subway), Cristo (Próximo a Barraca Point Conde Badaró), Sul (Em frente as barracas, acesso KM 0, em direção ao Aeroporto de Ilhéus).

Na costa do Dendê a Praia de Morro de São Paulo (Início da segunda praia), Praia de Morro de São Paulo (Início da terceira praia), Praia de Morro de São Paulo (Início da quarta praia) também apresentam insalubridades.

E na Baía de Todos os Santos as praias impróprias são Itapema (No meio da praia), Cações (Próximo à Escola Ruy Barbosa, e a Igreja Nossa Senhora Coração de Jesus), Barra Grande (Ao lado do Cais de Barra Grande), Mar Grande (Em frente à Praça Principal, ao lado do Banco do Brasil).

Segundo o órgão, a praia passa a ser considerada imprópria quando a resolução Conama de 20% das amostras coletadas durante cinco semanas apresentam o resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 2.500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

Fonte: Jornal A Tarde