História - O melhor do bairro de Nova Lima, Nova Lima, MG

 História de Nova lima

 

  Domingos Rodrigues da Fonseca Leme descobriu o rico Ribeiro do Campo (hoje Ribeirão do Cardoso), em data anterior ao ano de 1700. No encontro de suas águas com as dos Cristais surgiu o Arraial das Congonhas construído pelos mineradores do ouro. O nome do Arraial passou a denominar Ribeiro do Campo sendo referido como Ribeirão das Congonhas.

  Há indícios fortes de que a revelação de ocorrências de ouro em seu leito, conforme determinação real, não fora praticada, senão no ano de 1700, quando da visita do Governador da Província (que compreendia o Rio de Janeiro, São Paulo e as Minas Gerais) Arthur de Sá e Menezes.
Após a elevação de Sabará à condição de Vila, em 1714, o Arraial das Congonhas passou a chamar-se Congonhas do Sabará, e constituía um “Termo” da Comarca. "Termo" correspondia a freguesia ou ao município de hoje.

  Pelo Decreto n.º 364 de 5 de fevereiro de 1891, Congonhas do Sabará passava a se denominar Vila Nova de Lima e se anexava à freguesia de Santo Antônio de Rio Acima.
A Lei n.º 319 de 16 de setembro de 1901 incorpora o Distrito de Piedade do Paraopeba à sua área municipal.
Pela Lei n.º 843 de 7 de setembro de 1923, o município é rebatizado com o nome de Nova Lima.
Em 1938 perde o distrito de Piedade do Paraopeba e adquire Raposos.


  Sua comarca foi instituída pelo Decreto - Lei n.º 148, de 17 de dezembro de 1938.
Afinal em 1948 os distritos de Raposos e Santo Antônio do Rio Acima ganham a sua autonomia e se desmembram de Nova Lima, deixando-o como hoje está.

  por Bráulio Carsalade Villela