Notícias em O melhor do bairro de garanhuns, Garanhuns, PE

terça-feira, 12 de abril de 2016

PROFISSIONALIZAÇÃO CONFIGURA MUDANÇA DE VIDA DE GARANHUENSES

Curso do Ponatec mudou a vida não só de seu Inaldo como de muitos outros garanhuenses

por RUTHE SANTANA

O que parecia ser apenas mais um curso, tornou-se um marco para a mudança de vida de Inaldo Lúcio Silva Filho e de sua família. O garanhuense, de 49 anos de idade, possuía, há aproximadamente dois anos, uma criação de codornas – negócio que contribuía em grande parte com o sustento da família. Entretanto, diversos problemas relacionados às técnicas dessa criação foram surgindo e ele desistiu. “Eu não tinha mais condição de continuar, estava tudo dando errado. Naquela situação, eu já tinha perdido a esperança e parei”, declarou.

Nesse momento, sua filha sugeriu que ele fizesse o curso de Avicultor, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal; executado por meio da Secretaria de Assistência Social de Garanhuns. Seguindo a orientação da filha, seu Inaldo começou a fazer o curso, que teve duração de seis meses. “Todo o conhecimento que eu recebi, eu estou trazendo para minha criação. E o mais importante é que estou vendo resultados imediatos”, comemora o garanhuense.

Seu Inaldo concluiu o curso no segundo semestre de 2015, juntamente a outros mais de 200 estudantes do município, formados nos cursos de Agricultor Orgânico; Bovinocultor de Leite; Cafeicultor e Inseminador Artificial, Avicultor; Fruticultor; Assistente de Planejamento; Apicultor; Bovinocultor de Corte; Horticultor Orgânico; Produtor de Mandioca e Produtor de Olerícolas. Ao todo, aproximadamente 1.700 estudantes concluíram algum curso do Pronatec, desde 2013, quando o programa teve início em Garanhuns.

Ao final da qualificação, seu Inaldo não recebeu apenas um certificado de conclusão de curso, mas recebeu a chave para desenvolver o seu negócio da maneira correta e hoje sua criação de codornas é a fonte de renda da família. “A expectativa é que meu negócio possa aumentar e futuramente farei outros cursos do Pronatec para tirar mais proveito e conhecimento que eles possam me dar. Porque você se especializa em algo e depois vai colocar em prática, você terá espaço no mercado. Hoje eu sei como isso me ajudou e como valeu a pena”, completou o garanhuense.

O objetivo do Pronatec é oferecer cursos de educação profissional, como uma estratégia em desenvolvimento em todo o Brasil. Com estes participantes sendo qualificados e recebendo uma elevação em seu grau de escolaridade, o desenvolvimento profissional do município está sendo impulsionado, assim como a inclusão social e a promoção do exercício da cidadania.

IMG_1542

Fotos: Ruthe Santana- Secom/PMG

Data: 11/04/2016
Atendimento à imprensa:
(87)3762.0109

terça-feira, 12 de abril de 2016

Tempo em Garanhuns

quinta-feira, 10 de março de 2016

Crise? Publicidade online é a resposta que você precisa

Num momento econômico adverso, as companhias e organizações começam a medir seus investimentos de uma forma mais precisa. Ao destinar verbas para a publicidade, ainda mais num período de retração econômica, é preciso que os anunciantes pensem racionalmente e a publicidade online é a melhor opção para conquistar resultados bem medidos e comprovados.

pponline-artigoA publicidade em TV e mídia impressa não para de diminuir, enquanto na internet continua crescendo. Essa é uma tendência que se reflete nas grandes publicações: na Forbes, por exemplo, 65% da renda da publicidade vem atualmente dos anúncios digitais. Nas mídias tradicionais, provar ao anunciante que a campanha realizada teve os resultados esperados é bem mais difícil. Como a venda dos espaços publicitários é feita por contexto e não por pessoa, não há como ter certeza de que o consumidor que você procura terá acesso à sua propaganda.

Para as empresas que estão mais estruturadas, uma crise pode ser a chance para emplacar modelos de negócio inovadores, oferecer soluções criativas para o mercado e driblar o cenário negativo. Empresas que já não estavam bem estruturadas podem ter seus destinos apressados pela turbulência econômica. É por isso que essa hora não é necessariamente o momento de cortar investimentos, mas sim de avaliar o que pode trazer retorno mais otimizado e mensurável.

Investir em publicidade online - e em novos e poderosos recursos como a mídia programática - traz essa racionalidade e eficiência para atingir o consumidor que se deseja. Diferentes métricas permitem avaliar, em tempo real, se sua campanha está alcançando o objetivo e adaptá-la rapidamente caso não esteja. O meio online traz um grau de transparência e flexibilidade muito raro de se obter em outras mídias.

Principal impulsora da publicidade online, a mídia programática acompanha passo a passo o crescimento desse setor nos últimos anos. O International Data Corporation (IDC) projeta que até 2018, no Brasil, serão investidos mais de 55, 8 milhões de dólares nesse segmento. É um mercado de 9 bilhões de dólares, que cresce a quase 30% ao ano de acordo com dados do Boston Consulting Group - uma amostra de que a tecnologia está otimizando os investimentos de agências e anunciantes.

E por aqui, as estimativas mostram que os investimentos em publicidade digital em 2015 não refrearam. Pelo contrário, irão apresentar alta de 14% em relação ao último ano. A mensagem é clara: em tempos de crise, é hora de arregaçar as mangas e ir atrás do seu consumidor. A melhor maneira de fazer isso? Publicidade online.

(*) É diretor comercial da Navegg

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Chuvas de verão já registram 108,5mm em Garanhuns

Garanhuns foi um dos municípios do Agreste pernambucano a registrar forte chuva entre o fim da tarde e começo da noite dessa quinta-feira (14). Raios e trovões também marcaram a tempestade – comum durante o verão e que marcou 48mm como maior valor de precipitação. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atendeu cerca de 15 ocorrências em mais de seis horas de plantão. Previsão é que chuvas voltem a cair nos próximos dias, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

As chuvas de ontem se estenderam durante aproximadamente três horas. Mais de 90% do total de chuva ocorreu dentro de apenas 1 hora, informou a Apac. “O principal sistema meteorológico que ocorre no verão, sobre o estado de Pernambuco, é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que provocam pancadas de chuvas de forma significativa devido as nuvens do tipo convectivas que são geradas”, explica o meteorologista Roni Guedes.

O centro da cidade teve vários pontos de alagamento, incluindo a rua Dom José e a rua Cleto Campêlo. A Defesa Civil trabalhou com o apoio de voluntários e das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos no monitoramento de áreas de risco. Árvores caíram na rua Capitão Tomás Maia; várias ruas do bairro Severiano de Moraes Filho e da comunidade Manoel Chéu tiveram danos na pavimentação e drenagem pela força da água.

A sede da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), localizada no bairro Heliópolis, foi inundada e a água chegou a meio metro de altura nas salas da instituição. Um portão foi arrancado e o muro caiu. Devido aos estragos, a autarquia funcionará apenas em expediente interno até a segunda-feira (18), para limpeza e levantamento dos prejuízos.

De acordo com o agente Fábio Antônio, não houveram pessoas feridas e os trabalhos da Defesa Civil foram concluídos por volta das 22h. “Nós passamos pelas localidades que mais exigem atenção e continuaremos atentos à previsão para os próximos dias. Nossa indicação é que as pessoas fiquem atentas e a qualquer situação de vulnerabilidade, nos acionem”, reforça.

Hoje, a Secretaria de Serviços Públicos está atuando na limpeza das áreas mais afetadas. Para emergências em outros casos de enxurradas bruscas, a população pode ligar para o telefone (87) 3762.7059 – das 8h às 14h –, que direciona a solicitação para a equipe de Defesa Civil; em outros horários, o Corpo de Bombeiros pode ser chamado pelo 193.

Previsão do tempo – A Agência Pernambucana de Águas e Clima informou que durante o fim de semana a região de Garanhuns deve continuar registrando chuvas, porém mais fracas e isoladas.

 

Fonte (www.garanhuns.pe.gov.br)