Obras de expansão do Parque do Povo oferecerão espaço maior para atividades de lazer e de realização d’O Maior São João do Mundo
- Notícias - O melhor do bairro de Campina Grande, Campina Grande, PB

terça-feira, 19 de março de 2024
      

Obras de expansão do Parque do Povo oferecerão espaço maior para atividades de lazer e de realização d’O Maior São João do Mundo

Com ampliação da parte inferior da área, Prefeitura de Campina Grande vai proporcionar à população maior espaço para eventos e atividades ao ar livre.

 

Obras de expansão do Parque do Povo oferecerão espaço maior para atividades de lazer e de realização d’O Maior São João do Mundo

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Secob), iniciou na manhã desta terça-feira (19), os serviços para ampliação da parte inferior do Parque do Povo. A obra permitirá que o Município ofereça à população um espaço maior para as atividades culturais e de lazer, além de beneficiar a estrutura para a realização d’O Maior São João do Mundo, principal evento realizado em Campina Grande. As obras de ampliação começaram por volta das 9h.

Para conseguir essa ampliação um total de 34 lotes, entre casas e terrenos, foram incorporados ao patrimônio público. Com a incorporação da nova área, o Parque do Povo terá um aumento significativo em seu tamanho, passando dos atuais 31.595 metros quadrados para 40 mil metros quadrados. Esse acréscimo representa uma expansão considerável das instalações do Parque do Povo, proporcionando mais espaço e oportunidades para os frequentadores desfrutarem de atividades ao ar livre e eventos públicos.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Caíque Figueiredo Castro, o maquinário chegou ao Parque do Povo por volta das 8h20. A primeira edificação começou a ser demolida por volta das 9h e, às 10h, os entulhos desta primeira edificação começaram a ser retirados. Ainda de acordo com o engenheiro, cerca de dois lotes serão derrubados nesta terça-feira com a utilização de uma retroescavadeira, dois caminhões-pipas e quatro caminhões basculantes. A ação é coordenada pela Secob, Sesuma e Defesa Civil.

Segundo o secretário municipal de Obras, Joab Machado, a incorporação ao patrimônio público dos lotes está programada, uma vez que todos os moradores já receberam suas indenizações ou estão em processo de recebimento, após uma inspeção técnica realizada em conjunto com órgãos de fiscalização. Os residentes também foram previamente notificados para removerem seus pertences dos lotes antes da incorporação.

“A Secob iniciou as primeiras etapas da parte de ampliação do Parque do Povo, junto com os 34 lotes que foram incorporados ao patrimônio público, já indenizados e, agora, foram realizadas as visitas técnicas de diversos órgãos que competem a fiscalização e o acompanhamento deste serviço. Isso inclui o CREA, Cagepa, Energisa e todos que aqui possuem redes ou algum dispositivo que precise ser comunicado ou cortado. Agora, definitivamente, a gente começou a fazer a retirada de alguns móveis dos proprietários. Ajudamos os proprietários a retirar os seus pertences. Demos os prazos necessários para que eles fizessem essa movimentação. A Prefeitura aqui está fiscalizando e antecipando todos os processos que visam aumentar essa área para o evento do São João”, disse o secretário Joab Machado.

Segundo Joab Machado, a Prefeitura está destinando um valor compensatório em indenizações para os moradores que tiveram os seus lotes incorporados ao patrimônio público. Esse valor foi planejado, após uma análise detalhada dos 34 lotes envolvidos, levando em consideração os preços de mercado de cada propriedade. Essa medida ressalta o compromisso da administração municipal em garantir uma indenização justa aos residentes.

“O valor das indenizações já é planejado pela Prefeitura. A gente fez uma análise dos 34 lotes, um por um, de maneira individualizada. E o valor é significativo, visto que correspondem aos níveis praticados pelo mercado”, explicou Joab.

O processo de demolição dos lotes está sendo realizado por mão de obra da Prefeitura, envolvendo as secretarias competentes e ligadas à segurança do processo, a exemplo da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Defesa Civil, Guarda Municipal, STTP e o Gabinete do Prefeito, entre outros. O processo de demolição ocorrerá dependendo das condições relacionadas às obras.

Após a saída dos moradores dos lotes e a demolição das construções, será realizada a concretagem do pátio do Parque do Povo na área nova. Todo o processo será concluído antes da montagem da estrutura para O Maior São João do Mundo, realizada pela empresa responsável pela gestão do evento.

“Vamos fazer algumas obras, inclusive a concretagem do pátio do Parque do Povo, para que possibilite esse aumento de área na parte inferior. A gente vai entregar antes da montagem das estruturas do evento e sempre em comunicação com a empresa que faz a gestão do evento e a Prefeitura”, ressaltou o secretário de Obras.

Essa abordagem coordenada busca assegurar que as melhorias necessárias sejam implementadas de forma eficiente, beneficiando tanto os frequentadores do Parque do Povo quanto os organizadores de eventos futuros.

Outras Obras

Próximo à ampliação do Parque do Povo está sendo realizada a revitalização do Parque Evaldo Cruz que, durante o Maior São João do Mundo, também terá equipamentos sendo utilizados. O Açude Novo será revitalizado com novas estruturas: quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate, playground, espaço pet, lanchonetes, estacionamento, lojas e banheiros acessíveis.

“O planejamento é que, até o final de abril, já tenhamos o trânsito liberado, tanto para os pedestres, quanto para os veículos. E a ponte liberada, já com a pavimentação, guarda-corpos, passeios e asfalto”, destacou Joab.

A obra no Parque Evaldo Cruz está em ritmo acelerado e o secretário de Obras enfatizou o compromisso das equipes envolvidas em manter o ritmo e superar os desafios para entregar a obra dentro do prazo. “A obra andou muito bem. Tivemos um cronograma muito bem ajustado, bem gerido, uma boa atuação da Prefeitura”, enfatizou.

Com um investimento de R$ 30 milhões, essa obra histórica no centro da Rainha da Borborema devolverá à população um amplo espaço para exercícios, contemplação, eventos e ampliação do Parque do Povo. Nesta primeira etapa, além da ponte, serão entregues o pátio multiuso, escadarias, obelisco (principal monumento histórico já restaurado), rampas de acessibilidade, gradil e iluminação em LED em todo o parque.

 

 FONTE/CRÉDITOS: Redação com Codecom