História - O melhor do bairro de Vila Prudente, São Paulo, SP

História de Vila Prudente

 VILA PRUDENTE - 04 de outubro de 1890
Criação do distrito: 1938

Vila Prudente nasce no século XVI, com a doação de terras abandonadas a João Ramalho, para que este povoasse o local.

No século XIX, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu parte das terras para formação de sítios, criação de gado e cultivo de árvores frutíferas.
Essas terras, até então conhecidas como Caguassu, são o que hoje conhecemos como Vila Ema, Vila Diva e Vila Guarani.

Os baixos do Zimbauba – Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência – foi aos poucos sendo dominado por Pedroso, que chegou a comprar também o alto do Embauba – Vila Alpina, Parque São Lucas – e o Sítio Grande – Parque Santa Madalena, Fazenda da Juta, Vila Industrial e Jardim Guairaca.

As terras de João Pedroso foram herdadas por seus filhos. Entre eles, Antônio Pedroso, que junto com sua esposa Martinha Maria desenvolveram a pecuária. Em 1870 Martinha Maria, já viúva, era proprietária de mais da metade das atuais Vila Prudente, Mooca e Belenzinho.
Nessa mesma época, a companhia férrea SP Railway instala na propriedade de Martinha Parte da linha Santos – Jundiaí.

A fundação de Vila Prudente acontece em 4 de outubro de 1890 quando os irmãos Falchi compram as terras de Martinha Maria, visando a construção de uma fábrica e loteamentos para moradia de operários.

O então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes prestou apoio direto à iniciativa dos Falchi, sendo homenageado com o batizado do nome da “Vila Prudente de Moraes”.
Com a instalação da fábrica de chocolates Falchi, Vila Prudente se desenvolve, proporcionando ofertas de empregos a italianos, espanhóis e portugueses.

Com a implantação de indústrias de papelão, cerâmica, louças e tecelagem, o sistema de transporte evoluiu, através dos ônibus e bondes, assim como os recursos de lazer.
Em 1923 Vila Prudente ganha autonomia política, pois até então era subordinada ao Ipiranga, oficializando na mesma época e Rua Capitão Pacheco e Chaves.

Paralelamente ao desenvolvimento dos bairros, vão surgindo também os problemas característicos das grandes metrópoles, surgindo então em 1940 a Favela de Vila Prudente, formada basicamente por migrantes e trabalhadores da construção civil.

Com a inauguração da AR/VP, em 1973, facilita o acesso dos moradores locais ao Poder Público Municipal.