História - O melhor do bairro de Tijucas, SC

 

TIJUCAS é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 27º14"29" sul e a uma longitude 48º38"01" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população estimada em 2008 era de 29.122 habitantes. Possui uma área de 278,91 km².

Situada as margens do Rio Tijucas e cortada pela BR 101, suas principais fontes de renda são as indústrias de cerâmica e agricultura.

Com sua área central totalmente plana e o interior repleto de leves montes e córregos, oferece a seu visitante uma aprazível estadia, desfrutando da natureza junto a uma população particularmente hospitaleira.
 

 

HISTÓRIA

 

Em 1530, Sebastião Caboto, navegador italiano a serviço dos espanhóis, chegou na enseada da costa catarinense. Às custas dos esforços desse herói, se deve a fundação de Tijucas.

Dando volta pelo litoral de Santa Catarina avisou o caudaloso Rio Tijucas.

Demos graças ao heroísmo e bravura deste navegador, por ter avistado este torrão adormecido, em meio às demais terras de Santa Catarina. Sebastião Caboto foi, sem dúvida, o descobridor de Tijucas e lhe deu o simpático nome de São Sebastião.

Até os nossos dias não se sabe o que levou o descobridor a dar tal nome. Dizem que ele quis deixar algo em sua memória, por ter corrido risco de vida para chegar à Tijucas.

Achou que pelo seu ato de bravura, deixasse algo que lembrasse seu heroísmo. Mas há controvérsias: dizem também que foi em homenagem a São Sebastião, de quem Caboto era devoto.

O que se sabe foi o que correu de boca em boca. Escritos para comprovar um ou outro fato não foram encontrados em nenhum baú, lugar destinado a preservar documentos de fatos ocorridos nos tempos antigos.

Em homenagem a um ou em memória de outro, o fato é que São Sebastião é até nossos dias o Padroeiro de Tijucas.

A primeira capela erguida teve o nome de São Sebastião com a sua imagem.

Com o passar dos tempos, foi observado na foz do Rio Tijucas e nos arredores, uma lama escura, que na língua dos indígenas quer dizer "Tiyuco".

As pessoas fluentes da época acharam ser um bom motivo para se trocar o nome para Tijuco. Isso gerou uma polêmica, uns achavam que sim, outros diziam que não.

Estudando, discutindo, aprimoraram o nome para TIJUCAS.

Tijucas é uma verdadeira pátria, com lugar disponível para todos que a procuram para morar, estudar, trabalhar, passear ou conhecer. Esta mãe que foi no passado território acolhedor para quem quisesse explorar, é no presente ninho de tranqüilidade para quem desejar se instalar nela. E será no futuro a terra progressista que esperamos.
 

 

CULTURA

 

A cidade possui grandes casas antigas, algumas com mais de 100 anos, como é o Casarão da Família Gallotti. O casarão é uma das mais antigas moradas nobres do início do século XX no Estado. Todo o material para a construção da casa, que ficou pronta em 1898, veio da Europa e teve como primeiros moradores a matriarca Chiquinha Gallotti e sua família, que dominavam a economia da região trabalhando com embarcações e a comercialização de madeiras nativas, entre outras atividades comerciais.

 

Uma vez ao ano é realizado em frente à Igreja Matriz uma grande festa, a festa do Divino Espírito Santo, quando realizada, além do povo tijucano a festa conta com a presença de pessoas da região, como as cidades de Canelinha, Itapema, São João Batista, entre outras. Em época de natal podemos até ver um presépio vivo sendo encenado na frente da igreja. Uma cidade com clima amistoso e cultura açoriana. Ultimamente esta sendo investido em musicalidade, apresentando geralmente nas épocas de final de ano e vários festivais de bandas.
 

 

LOCALIZAÇÃO

 

O Município de Tijucas está estrategicamente situado numa bela planície do litoral de Santa Catarina, as margens do Rio de mesmo nome e do principal eixo rodoviário do país, a BR-101 (duplicada).

Serve de portal de entrada para o Vale do Rio Tijucas, onde inicia a rodovia SC-411 que dá acesso as cidades de Canelinha, São João Batista e Nova Trento (Terra de Santa Paulina), etc.

A 50 km ao sul de Tijucas está a cidade de Florianópolis, capital do Estado, com moderno aeroporto internacional e importante centro de compras do sul do país. A 43 km ao norte da cidade de Tijucas encontram-se as cidades de Itajaí e Navegantes, também dispondo de aeroporto e de um dos maiores portos do Brasil.

Tijucas situa-se entre a quarta e a quinta cidade mais visitada do país, Florianópolis e Balneário de Camboriú, segundo a EMBRATUR, tornando-se assim uma verdadeira vitrine para mais de um milhão de turistas que passam por aqui em temporadas de verão.

Outros municípios, com praias famosas, localizam-se bem próximos a Tijucas como Itapema e Porto Belo.

 

Mapa de localização:

 

Limites: Ao norte com o município Camboriú, Itapema e Porto Belo, ao sul com Governador Celso Ramos e Biguaçú, ao leste com o Oceano Atlântico e ao oeste com de Canelinha.

Bairros (Zona Urbana): Areias, Centro, Joaia, Pernambuco, Praça, Santa Luzia, Sul do Rio, Universitário, XV de Novembro.


Localidades (Zona rural): Campo Novo, Itinga, Morretes, Nova Descoberta, Oliveira, Terra Nova, Timbé.

Distâncias entre Tijucas e as principais cidades do país:

 

      

CIDADE ESTADO DISTANCIA EM KM
Balneário Camboriú SC 35
Blumenau SC 95
Brusque SC 35
Caçador SC 401
Campo Grande MT 1252
Chapecó SC 569
Curitiba PR 252
Florianópolis SC 50
Fortaleza CE 3840
Itajaí SC 43
Joinville SC 133
Lages SC 166
Navegantes SC 45
Nova Trento SC 31
Porto Alegre RS 523
Rio de Janeiro RJ 1097
São Paulo SP 657
Santos SP 775
Santuário Santa Paulina SC 36

Fontes:

www.tijucas.sc.gov.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tijucas