História - O melhor do bairro de Centro, Sorocaba, SP

História de sorocaba 

Sorocaba teve início com um povoado fundado em 15.08.1654 pelo Capitão Baltazar Fernandes que trouxe consigo sua família de Santana do Parnaíba, índios escravizados, gado e animais domésticos. Baltazar Fernandes, cujo monumento está em frente da velha Igreja de São Bento, era proprietário das terras que recebeu do rei de Portugal. O povoado foi elevado a município em 03.03.1661 e passou a chamar-se Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. Na ocasião, foi instalada a primeira Câmara Municipal. Sorocaba pertenceu à comarca de Itu desde 1811. A comarca de Sorocaba foi criada em 30.03.1871. A diocese foi criada em 1924 e suas atividades começaram em 1925.

É bom lembrar que houve dois povoados antes da Vila de Sorocaba: Vila de Nossa Senhora do Monte Serrat no morro de Araçoiaba (atual Ipanema) que data de 1599 e Vila de São Filipe no Itavuvu que data de 1611. O nome deste último povoado é uma homenagem a Filipe, rei da Espanha que foi também de Portugal no período 1580-1640. Como o primeiro povoado não conseguiu prosperar, o pelourinho foi levado para o segundo que também não prosperou. Este então foi levado à Vila de Sorocaba em 03.03.1661 como símbolo do início do novo município desmembrado de Santana do Parnaíba, pertencente à capitania de São Vicente.

.......................................................................................................................................................................

Fonte: Andrade Filho, Sílvio Vieira de (2000: 28)

 Clique aqui e colabore contando um pouco mais da história de seu bairro ou região