Prefeitura entrega caminhão e anuncia ajuda para cooperativa de catadores de recicláveis
- Notícias - O melhor do bairro de Serra, Serra, ES

quarta-feira, 03 de junho de 2009
      

Prefeitura entrega caminhão e anuncia ajuda para cooperativa de catadores de recicláveis

por Marcos Sacramento

Na semana em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente, os trabalhadores da cooperativa de catadores de materiais recicláveis Recuperlixo ganharam um presente. Eles receberam um caminhão, nesta quarta-feira (03), doado a partir de uma emenda do deputado estadual Givaldo Vieira. A prefeitura da Serra teve participação fundamental neste processo, já que por razões legais a doação só pode ser viabilizada por meio de um projeto de lei municipal.

O veículo, modelo Agrale 8500, com capacidade para transportar cinco toneladas, foi entregue em uma solenidade que contou com a participação do prefeito Sérgio Vidigal, da vice-prefeita Madalena Santana, do deputado estadual Givaldo Vieira, diversos secretários municipais e vereadores da Serra.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou que o município vai fornecer a ajuda anual de 60 mil reais para a cooperativa, para ajudar nas despesas referentes à manutenção do caminhão e aquisição de equipamentos.

A Recuperlixo existe há dez anos e conta com 33 associados. Eles recolhem materiais como papel, plásticos e sucata e revendem para indústrias do Espírito Santo e de fora do Estado. A cooperativa funciona no bairro Jardim Tropical.

“Nas reuniões do gabinete, sempre falo da Recuperlixo como um exemplo a ser multiplicado na Serra”, disse o prefeito Sérgio Vidigal. “A Recuperlixo é um exemplo de que o lixo também pode ser gerador de trabalho e renda para a população”, completou o prefeito.

O deputado Givaldo Vieira também falou da importância do trabalho da cooperativa e disse ter certeza que o caminhão será bem utilizado. “Eles fazem um trabalho revolucionário, pois em vez de fazerem fila na Prefeitura para pedir benefícios, preferiram se organizar para gerar renda”, disse o deputado.