Notícias em O melhor do bairro de São José dos Pinhais, São José dos Pinhais, PR

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Casa ou Apartamento? Qual a melhor opção para alugar

É comum a dúvida entre o apartamento ou casa quando se está procurando imóveis para alugar em Curitiba. Há uma série de características distintas dos dois tipos de imóveis que devem ser consideradas antes de tomar uma decisão.

 

Se para você a segurança é fator principal, então, possivelmente um apartamento será a melhor opção. Já se seu estilo de vida pede mesmo um local mais espaçoso, então é melhor buscar casas para alugar em Curitiba. Entenda quais fatores são determinantes e tome uma decisão segura.

Para quem precisa de espaço

Normalmente, casas são maiores do que apartamentos. Elas têm mais cômodos e há a possibilidade de criar uma área maior para plantar mudas, ter animais de estimação, ter uma piscina ou mesmo um quintal para reunir a família e os amigos.

 

Quando se procura apartamentos para alugar em Curitiba é preciso ter em mente que a maioria deles será menor, entretanto, condomínios costumam ter áreas de lazer para as crianças, quadras esportivas, salão de jogos, churrasqueira etc. Essa pode ser uma saída para a falta de espaço interno.

 

A privacidade

A casa dá maior privacidade ao locatário, embora ele ainda tenha que se submeter às regras do próprio dono do imóvel. Diferente de morar em apartamento, onde tudo é compartilhado do corredor para fora. Em um prédio, é mais comum ter que lidar com problemas como barulho, sujeira da reforma do apartamento vizinho, além de ter que se submeter a todas as regras de um condomínio.

Segurança

No aspecto segurança, o apartamento ganha com folga. Em geral, os apartamentos contam com uma boa estrutura de segurança, portaria 24 horas e vizinhos bem próximos. Já o roubo de casas é mais frequente e mais acontece mais pela vulnerabilidade de algumas residências.

Se sua rotina é agitada e você faz muitas viagens, passando longos períodos fora de casa, o apartamento é a melhor e mais segura opção. Já quando se mora em casa, leva certo tempo até que os vizinhos se conheçam e ganhem a amizade e confiança um do outro. Aliás, realmente conhecer seus vizinhos tem se tornado cada vez mais difícil hoje em dia, devido à rotina apressada das pessoas, mesmo no caso de morar em apartamentos, muitos só se conhecem de andar juntos no elevador.

Custos

Apesar de o aluguel de uma casa ser mais caro, na maioria das vezes, justamente por ser um imóvel maior, que oferece mais privacidade ao inquilino, o locatário se livra das taxas de condomínio. Dependendo da casa, no máximo os gastos serão com o jardim ou a piscina, se o imóvel possuir esse tipo de área.

 

Já nos apartamentos para alugar há taxas que quase chegam a pesar muito no orçamento. Mas, com as taxas vêm os benefícios já citados, como as áreas de lazer e todo o aparato de segurança.

 

É preciso pesar quais desses fatores são mais importantes para você no momento, e levar em consideração o custo-benefício, e qual desses imóveis melhor se encaixa ao seu estilo de vida.

 

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Secretaria de Educação realiza 2º Seminário Formativo do Projeto Brincadiquê

Secretaria de Educação realiza 2º Seminário Formativo do Projeto Brincadiquê

Publicado em 10 de junho de 2016 às 16:38 

brincadique_foto_antonio_bobrowec_1

A formação trabalhou com brincadeiras que podem ser desenvolvidas com as crianças nas escolas e CMEIs (Foto: Antonio Bobrowec/Semed)

 

Dando continuidade à parceria com o Grupo Marista de Solidariedade e ao trabalho formativo iniciado em 2014 com os educadores da Rede Pública, a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realizou na última quarta-feira (8) o 2º Seminário Formativo do Projeto Brincadiquê. Com a presença dos professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a educadora em assessoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, Thaíse Pereira, realizou brincadeiras com os participantes e tratou na sua fala sobre as políticas pública para a Infância e pelo direito de ser criança. O evento aconteceu na Central de Treinamentos do Paço Municipal.

“Nossa Secretaria está desenvolvendo o 2º Seminário Formativo do Projeto Brincadiquê, na sua segunda versão. A primeira formação iniciou em 2014 e 2015, apenas com educadores. Nesse segundo momento trabalhamos com a formação dos professores. A proposta do projeto é desenvolver atividades com as profissionais para que elas possam levar às crianças temáticas relacionadas a brincadeira, respeitando o tempo de cada uma delas”, afirma a secretária municipal de Educação, Neide Maria Ferraz Setim.

De acordo com a analista de assessoramento no Centro Marista de Defesa da Infância, Renata Costa, o projeto visa garantir o direito das crianças de brincar, seja nos espaços escolares, na família e na comunidade em que elas vivem.

“O Projeto Brincadique é uma iniciativa de mobilização social e de incidências de políticas públicas e educacionais, e da rede de proteção à infância, que visa, através da formação de educadores, sensibilizar as pessoas sobre a garantia do direito ao brincar. Esse direito deve ser garantido não somente nos espaços escolares, mas também nos espaços públicos e nos diversos territórios onde a criança convive”, declara Renata.

Para Marilza Aparecida Pereira Teixeira, diretora do Departamento de Educação Infantil, a formação dos profissionais da educação de São José dos Pinhais vem ao encontro do que pede as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEIs), conscientizando-os da importâncias da brincadeira como processo formativo da criança.

“Um dos eixos das DCNEIs é a brincadeira. Diferente do adulto, que possui estruturas cognitivas desenvolvidas, a criança está em um processo de desenvolvimento e, desta forma, ela aprende por meio da brincadeira. É no processo do brincar que ela assimila diferentes relações e associa-os aos conhecimentos da vida. Toda brincadeira faz com que a criança desenvolva habilidades para a vida adulta. Assim, a criança aprende de modo lúdico, socializa-se, frui e produz cultura por meio do brincar”, disse Marilza.

 

Fonte.:www.sjp.pr.gov.br/

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma edição da Feira de Integração Ambiental

Secretaria de Meio Ambiente realiza mais uma edição da Feira de Integração Ambiental

Publicado em 10 de junho de 2016 às 16:38 

feira integração ambiental_foto mary hellen_PMSJP

Exposições, atrações culturais e atividades fizeram parte da programação (Foto: Divulgação/PMSJP)

 

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente e ao dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada em 5 de junho, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, mais uma vez promoveu a Feira Municipal de Integração Ambiental. Neste ano a Feira aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho e seu objetivo principal é educar, e conscientizar, a população para a busca de um meio ambiente equilibrado, por meio de atividades e exposições de diversos Departamentos das Secretarias municipais, bem como empresas parceiras, também preocupadas com a educação ambiental.

Este ano mais de 2 mil estudantes, sendo 1,9 mil de 23 Escolas da Rede Municipal de Ensino, passaram pelas exposições. A Escola Almir Ferraz, localizada no Rio Pequeno foi uma delas. “Os alunos ficaram muito felizes. É a primeira vez que a Escola participa e todos nós estamos muito animados, pois é uma oportunidade única para os alunos visitarem estas exposições, participarem das atividades e ainda receberem material educativo”, disse a diretora da instituição, Luisa Dissenha.

Montada na Praça 8 de Janeiro, a Feira contou com a participação da Polícia Militar Ambiental, com exposição de animais taxidermizados e material de fiscalização; Copel com jogos relacionados à economia de energia elétrica; Sanepar, com  Ônibus de Educação Ambiental;  Renault, com o veículo elétrico Twiggy; Sociedade Protetora da Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, com a roda de passarinho; UFPR, com a estação de tratamento de esgoto por zona de raízes;  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com exposição sobre solo, água e florestas; Bombeiros, com exposição sobre materiais de segurança para incêndio; Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), com exposição de banners dos Parques Metropolitanos; Compagás, com distribuição de material educativo; a empresa CJK, com exposição sobre o projeto socio-ambiental do Parque Linear do Rio Ressaca; Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, com exposição e circuito de bicicletas e a participação da Federação Paranaense de Ciclismo; Secretaria Municipal de Cultura- Museu Municipal Atílio Rocco com atividade educativa  “Educação e Meio Ambiente” e a exposição “Gotas” do artista plástico Samuel Leocádio; e a Secretaria Municipal de Saúde, com exposição da Unidade de Vigilância de Zoonoses, que levou três cães para adoção, dos quase dois foram adotados durante a Feira de Integração.

A Secretaria de Meio Ambiente, anfitriã do evento, também realizou mostra do programas, distribuiu material educativo e orientou o público presente quanto às ações da Prefeitura em prol do meio ambiente. Os mascotes do programa de Guarda Responsável, o cão Pelucho e a gata Fênix, animaram as crianças ao longo do evento.

 

Fonte.: www.sjp.pr.gov.br/

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mais de 30 mil alunos da rede municipal de Educação voltam às aulas

Publicado em 20 de julho de 2015 às 17:22 

volta as aulas_foto 1_mary hellen_PMSJP

Começou o segundo semestre letivo de 2015 (Foto: Mary Hellen/PMSJP)

 

Mais de 30 mil alunos e profissionais da Rede Municipal de Educação retornam às aulas nesta terça-feira (21), dando início oficial ao segundo semestre letivo.

O recesso escolar aconteceu de 4 a 20 de julho para as 112 Unidades – Escolas, Centros Especializados e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Durante este período algumas Unidades passaram por obras de reforma, como por exemplo os CMEIs Cantinho do Céu, Doce Aconchego e Otília Teixeira Pinto, e também a Escola Elvira Pilotto Carrano. Muitas Unidades, aproveitaram o recesso e organizaram um mutirão de limpeza.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais conta com 61 escolas de Ensino Fundamental (1º a 5ºs anos), 42 Centros Municipais de Educação Infantil (Infantil e Pré) e nove Centros de Atendimento Especializado.

De acordo com a secretária de Educação, Neide Setim, este segundo semestre começa com muito trabalho na Secretaria de Educação. “Todas as unidades retornam as suas atividades e há diferentes projetos iniciando em cada setor. O Departamento de Educação Infantil está organizado o cadastramento das crianças que pretendem estudar em CMEIs no ano de 2016. Também iniciamos o período de renovação e novas requisições do Passe Universitário. Já os professores alfabetizadores do Ensino Fundamental iniciam as aulas do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC) e temos já no início de agosto a formatura da primeira turma do curso de Aprendizagem Básica”, disse a secretária.
“Para o segunda semestre deste ano já estão agendadas atividades e capacitações para os profissionais, além da continuidade dos muitos programas, assim como o Mais Educação e Voz do Professor. Estamos também finalizando obras de melhorias em algumas unidades, sendo que outras já estão no cronograma de trabalhos. Desde 2013,  70% das nossas unidades já passaram por obras”, explica a secretária de Educação Neide Setim, que lembra que neste semestre também acontece outro fato importante para a educação no município. “Neste semestre serão realizadas as provas que resultam no Índice da Educação Básica, o IDEB – temos boas perspectivas junto às nossas escolas que estão trabalhando para aumentar a qualidade da educação em São José dos Pinhais”.

 

volta as aulas_foto 2_mary hellen_PMSJP

Muitas unidades aproveitaram o recesso e organizaram um mutirão de limpeza (Foto: Mary Hellen/PMSJP)

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Assistência Social leva grupos da Melhor Idade até a Festa do Divino Espírito Santo

Assistência Social leva grupos da Melhor Idade até a Festa do Divino Espírito Santo

Publicado em 20 de julho de 2015 às 16:28 

SJP_5768

Evento realizado na cidade de Guaratuba é um dos mais aguardados do ano e reúne visitantes de várias localidades (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

 

Entre as diversas atividades que são realizadas com os grupos de Melhor Idade de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, estão alguns passeios para festividades em outros municípios. Dentro deste cronograma ganham destaque algumas ocasiões especiais, como a Festa do Divino Espírito Santo em Guaratuba – PR que é aguardada com ansiedade pelos idosos.

A Festa, realizada todos os anos, acontece sem data fixa, mas é celebrada geralmente na segunda quinzena do mês de julho. Na última semana, durante a quinta (16) e a sexta-feira (17), foi à vez dos grupos de São José dos Pinhais realizarem sua visita ao local. Levados por 19 e 16 ônibus respectivamente, durante os dois dias que o Município participou da celebração, mais de 1,2 mil integrantes dos Grupos de Convivência da Melhor Idade estiveram na cidade litorânea.

Recepcionados com música, os idosos presentes na Festa contavam com uma programação especial, desenvolvida para eles. Entre os atrativos estavam a Missa da Melhor Idade, o Almoço Festivo, o Bingo da Tarde, a Tarde Dançante e a Noveninha rezada pelo padre Donizete Araujo. Barraquinhas com comidas e lembranças feitas em forma de artesanato também faziam parte do pavilhão onde foi realizado o festejo. A Festa do Divino Espírito Santo teve início na segunda-feira (13) e foi encerrada no domingo (19).

Além da visita a Festa do Divino, outros passeios são oferecidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social aos grupos de Melhor Idade. Uma vez por semestre, cada grupo pode solicitar o transporte à Secretaria, que é disponibilizado de maneira gratuita, para uma excursão há uma localidade que fique no Município, ou até em cidades vizinhas, que estejam a uma distância máxima de 140 quilômetros.

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, as cidades do litoral paranaense e as chácaras da Região Metropolitana de Curitiba, que oferecem atividades ao ar livre, pesque e pague, almoço e café colonial estão entre os destinos mais procurados pelos grupos. Somente no primeiro semestre deste ano, 36 passeios já foram realizados pela Secretaria, com a participação de mais de 1,3 mil idosos.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, estas ações contribuem com as boas práticas de políticas públicas voltadas ao atendimento do Idoso. “Nós entendemos que preservar a saúde física e mental deste público. oferecendo a eles momentos de lazer e descontração, são atribuições que temos à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social” disse.

Serviço
Para participar de tudo o que é oferecido para a Terceira Idade é necessário integrar um dos Grupos de Convivência do Município. Atualmente mais de 1,6 mil participantes estão inscritos nos 50 grupos de Melhor Idade de São José dos Pinhais. Para fazer a inscrição é preciso comparecer a um dos encontros dos grupos, nos dias e locais determinados, ter mais de 60 anos e ser morador da cidade.

Se deseja saber se existe um Grupo de Idosos próximo de sua residência, acessar o Portal da Prefeitura no link GRUPOS DE CONVIVÊNCIA, ou ligar para o telefone: (41) 3381-5995.

 

SJP_5699

Entrada do pavilhão onde foi realizada a Festa do Divino Espírito Santo, em Guaratuba – PR (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

SJP_5671

Evento realizado na cidade de Guaratuba é um dos mais aguardados do ano e reúne visitantes de várias localidades (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

SJP_5657

Evento realizado na cidade de Guaratuba é um dos mais aguardados do ano e reúne visitantes de várias localidades (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

SJP_5804

O grupo de idosos Apaixonados pela Vida, da Colônia Marcelino, foi um dos que participou do passeio até a Festa do Divino Espírito Santo (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

SJP_5695

Parte da equipe de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, que acompanhou como monitores os ônibus que levaram os Grupos da Melhor Idade (Foto: Bruno Duda/PMSJP)

Fonte.: www.sjp.pr.gov.br

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >