História - O melhor do bairro de Kobrasol, São José, SC


 SÃO JOSÉ

São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Já integrou a extinta região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense. Tem cerca de 200 mil (2008) habitantes e não possui curso de água relevante.
Faz divisa com as cidades de Palhoça e Biguaçu. Na divisa com Palhoça, encontra-se o rio Imaruim. Também possui limites com a capital, Florianópolis, os quais não se distinguem com claridade devido à conurbação existente
.


História


Kobrasol é um bairro do município brasileiro de São José, no estado de Santa Catarina que, embora de ocupação recente, tornou-se um dos mais importantes da região da Grande Florianópolis, sendo considerado, por muitos, como o coração do município de São José. Possui um comércio muito ativo e uma área residencial em grande expansão devidos, principalmente, à proximidade ao centro da Capital catarinense, Florianópolis, o que fez com que não só o bairro, como também todo o município de São José fosse considerado "dormitório" da Capital durante um bom tempo e ainda nos dias de hoje, apesar de, atualmente, o município ser muito mais independente, fruto do crescimento acelerado dos últimos anos. O nome Kobrasol foi criado a partir de outros três nomes de grandes empresas que se uniram na urbanização da planície onde outrora estava um aeroclube: KOerich, BRAsilpinho e CasSOL. Alguns supõem que, ao invés da empresa KOerich, foi a KOesa que participou do projeto, o que não é verdade. De acordo com a divisão da prefeitura, o bairro Kobrasol faz parte do distrito de Campinas, de onde também faz parte o bairro de mesmo nome (Campinas), vizinho do Kobrasol. Quando foi lançado, na década de 70, o Kobrasol chamava "Parque Residencial Kobrasol", o que sugere a tranqüilidade de que portou o bairro no passado. Sequer era considerado bairro, tanto que nos endereçamentos da época era considerado parte do bairro Campinas. Hoje, como bairro muito forte economicamente, está dividido entre comércio e moradia, e o bairro nem se assemelha ao seu projeto inicial, de criar um bairro totalmente arborizado, puramente residencial. São os efeitos da "Lei do Progresso" que atingiram o município de São José por completo, trazendo, simultaneamente, malefícios e benefícios a todos


Informações e Curiosidades do Bairro
Avenida Lédio João Martins

Calçadão do Kobrasol 
A principal via do bairro é a Avenida Lédio João Martins, popularmente conhecida como Avenida Central. No ramo imobiliário é muito valorizada, tanto para ponto comercial quanto para moradia. É, portanto, considerada uma das mais importantes e movimentadas vias da cidade. Nela concentram-se centenas de lojas e restaurantes, além de uma excelente infraestrutura, com um extenso calçadão bem iluminado, repleto de bancos, limpeza pública eficaz e árvores. Isso incentiva o grande movimento de pedestres na região, impulsionando fenomenalmente o comércio, que já chega a competir com o do centro da capital Florianópolis. Em um de seus extremos está a Via Expressa (BR-282), pela qual se chega à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis; em outro, está o acesso à Avenida Beiramar de São José, inaugurada em 20 março de 2004.

 

Beiramar de São José
Uma boa opção de lazer é a Avenida Beiramar de São José, onde pode ser encontrada uma infraestrutura completa, com calçadão para caminhadas, passeio de bicicleta contornando toda a orla, armações de ferro para alongamento e exercícios, campos de concreto ou areia de diferentes tamanhos para futebol, vôlei e handball, pista de patinação, pista de skate, parque infantil, gramados imensos, amplo estacionamento gratuito, banheiro público, entre outras facilidades. No cenário, está, além do mar, a Ilha de Santa Catarina ao fundo. Apesar de ter sido uma excelente e importante obra, a Beiramar de São José tem sofrido muito com o abandono do poder público e com o vandalismo. Uma reurbanização total de sua orla, bem como o aumento da fiscalização e segurança, seriam muito bem-vindos por seus usuários.


Comércio
No setor logístico se destacam as lojas de vestuários e acessórios, que oferecem desde produtos de baixo custo, acessíveis a todos os bolsos, até artigos caros e luxuosos, de marcas famosas, nas muitas de suas butiques localizadas na Avenida Central. Concessionárias de automóveis, bancos, lojas de móveis e eletrodomésticos, supermercados e salões de beleza também são muito facilmente encontrados.


Diversão Noturna
O ramo de atividade mais recente surgido no bairro é a diversão noturna, com bares e casas noturnas renomados, os quais espalharam-se repentina e rapidamente por todos os cantos do Kobrasol. Com um público bonito e elegante, além de ambientes novos, modernos e requintados, as opções são para os mais variados gostos e estilos, consagrando a região como um dos principais destinos da noite na Grande Florianópolis.


Educação
A educação é outro setor que movimenta muito o Kobrasol. O maior estabelecimento de ensino da cidade está no bairro, o Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, simplesmente apelidado de "Melão". Também são dezenas as escolas particulares como: Energia, Gardner, Dom Jaime Câmara, Visão e Alpha. Muitas delas oferecem desde creche e jardins até o ensino fundamental e médio num só endereço. Freqüentemente as escolas do bairro se destacam entre as primeiras colocadas em aprovação na Universidade Federal de Santa Catarina, por isso vêm recebendo um reconhecimento cada vez mais notório em todo o estado de Santa Catarina.


Gastronomia
Na gastronomia do bairro o ponto forte são as pizzarias, as quais oferecem preços competitivos que, em um único valor, incluem rodízio de pizzas e buffet de massas de ótima qualidade. Também fazem sucesso os buffets de comida caseira, grandes redes de churrascarias e fast-foods.
População
É estimada em cerca de 25 mil habitantes. O município de São José, em sua totalidade, está em torno de 205 mil.

Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Kobrasol

 

Diário Catarinense

Últimas notícias

Carregando...