História - O melhor do bairro de Centro, São João Batista, SC

 

SÃO JOÃO BATISTA - CAPITAL CATARINENSE DO CALÇADO

 

 São João Batista é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Sua área é de 204 km² e a população atual é de aproximadamente 26.260 habitantes. Destaca-se por ser a cidade brasileira que mais cresceu em em termos populacionais, nos últimos 5 anos. Foi a 1ª colônia 

 

italiana do Brasil, com o nome de Nova Itália. A economia do município se baseia na Indústria calçadista.

 

 

 

 São João Batista foi fundada em 1834, com a chegada do capitão João de Amorim Pereira. Em 1836, chega o primeiro grupo de imigrantes - 132 colonos vindos da Sardenha, Itália, trazidos por uma sociedade particular de colonização. Foi a primeira colônia italiana do Brasil. São João Batista tornou-se município em julho de 1958, quando se desmembrou de Tijucas.

 

 

Situada no Vale do Rio Tijucas, São João Batista destaca-se pela produção de calçados – são 150 indústrias voltadas para o setor. Colonizada por italianos e açorianos, teve a sua economia inicialmente baseada na agricultura, até surgirem as fábricas de calçados, que transformaram a cidade no maior pólo calçadista no Estado. Nos meses de janeiro e fevereiro, São João Batista promove uma grande feira de calçados, a Feira de Calçados Catarinense, atraindo milhares de turistas, além dos diversos eventos e rodadas de negócios que são promovidas durante o ano.

 

 

 

 

 Indústria e Comércio

 

 

 

  A economia da cidade baseia-se principalmente nas indústrias de calçado feminino, sendo considerado o terceiro pólo industrial calçadista do Brasil, atrás de Franca-SP e Novo Hamburgo-RS. Há ainda expressiva participação das indústrias de componentes para calçados. A cidade possui o título de "Capital Catarinense do Calçado", concedido pela lei estadual 12.076, de 27 de dezembro de 2001.