História - O melhor do bairro de Santa Maria, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

Localizado na parte alta de São Caetano do Sul, o Bairro Santa Maria é resultado da fusão das antigas Vila Santa Maria, Vila Saúde, Jardim Cândida e parte da Vila Pujol. Formado por imigrantes espanhóis, o Bairro Santa Maria foi loteado na década de 1920 pela Empresa Imobiliária de São Bernardo, dirigida pelos irmãos Hippolyto Gustavo Pujol Junior e Ernesto Pujol, que além de proprietários das terras, foram os responsáveis pela divisão dos lotes e a implantação de um sistema de tramways (bondes) que ligava São Caetano às outras vilas.

O desenho do bairro seguiu influências do urbanismo europeu e as vias foram construídas de modo a acompanhar as curvas de níveis do terreno.

A princípio, o bairro foi dividido em grandes glebas, onde seus proprietárioscultivavam vários tipos de flores. Depois veio o “bondinho“, que foi seguido de uma série de benefícios e infra-estrutura para o bairro.

Na história do Bairro Santa Maria, temos também que lembrar a lendária figura do curandeiro Vicente Rodrigues Viera ou São Vicente, como era chamado, cuja missão religiosa atravessou as fronteiras de São Caetano. Considerado um homem bom e misericordioso atendia diretamente em sua casa onde prescrevia apenas novenas para os doentes, criando desse modo uma verdadeira romaria em torno do seu sítio. Do sítio do curandeiro, sabe-se apenas que a residência localizava-se no cruzamento da Alamenda Cassaquera com a rua Paraguassu. Faleceu em Março de 1935, com 52 anos, e teve seu trabalho sucedido pelo seu filho Bento Rodrigues Viera.

No final da década de 1940, o bairro foi loteado em terrenos menores para posterior comercialização e novos melhoramentos urbanos foram feitos. A construção da primeira igreja católica, a São Francisco de Assis, foi em 1960, mas devido a um incêndio em 1968 teve que ser reconstruída e sua fachada original foi modificada.

Das chácaras cobertas de flores criou-se o Santa Maria – um bairro de características residenciais e dotado de uma infra-estrutura de serviços, comércio, escolas e vários edifícios significativos, que dão referência ao bairro.

Fonte: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul