\ Notícias (8) em Osvaldo Cruz, São Caetano do Sul - SP | O Melhor do Bairro

Notícias em O melhor do bairro de Oswaldo Cruz, São Caetano do Sul, SP

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

São Caetano do Sul implanta sistema para monitorar resíduos da construção civil

 

a cidade, sob responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE), já está em funcionamento, na fase de experiência, o Sistema de Monitoramento dos Resíduos da Construção Civil, que visa aprimorar a gestão, supervisionar a destinação desse tipo de detrito, combater o descarte irregular e facilitar a reciclagem e o reaproveitamento do material.

Agora, a prestadora do serviço contratada pelo morador registra a caçamba requisitada no Controle de Transporte de Resíduos (CTR), onde serão inseridas informações sobre a geradora dos resíduos e o local de destinação. Então, é enviado ao contratante um e-mail com link para o acompanhamento do controle do serviço. Após o cadastro, a empresa necessita colocar a caçamba no local solicitado – quando atingido o limite de sua capacidade, o recipiente deve ser retirado, com a inclusão no sistema sobre qual veículo fará a remoção e confirmação de sua destinação. Ao chegar no espaço de descarte, que deve ser devidamente autorizado para esse fim, o responsável pelo controle de entrada de resíduos do local confirma a entrega e fornece a baixa no sistema.

Esse novo processo agiliza a troca de informações entre o DAE e os operadores autorizados que prestam serviços de coleta e transporte de resíduos da construção civil e, também, o rastreamento de entulho para combater o descarte irregular.

O engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE, reitera que, a partir da ação, é possível gerir melhor a destinação dos detritos e, no futuro, investir no campo de reaproveitamento de agregados da construção civil, o que contribui para a preservação ambiental. “Antes da implantação do sistema, visitamos cidades que tiveram êxitos em projetos semelhantes ao de São Caetano, como Jundiaí e São José dos Campos, e verificamos toda a logística do trabalho”, informa ele, ao acrescentar que essa ação vem ao encontro do que é preconizado pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído pela Lei Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013 (http://hotsites.daescs.sp.gov.br/residuos-solidos/).

“Quando é aberta a guia com a CTR, ela, no sistema, fica na cor azul. Fiscalizada, a caçamba, ainda no sistema, fica verde e, desautorizada, vermelha. Se estiver irregular e clandestino, o recipiente aparece na cor preta”, explica, didaticamente, Henrique Ruiz, profissional da Seção de Resíduos Sólidos do DAE.

Para que a fiscalização das caçambas fique ainda mais efetiva, a Autarquia Municipal, por sua vez, implantará, nas próximas semanas, a Patrulha DAE – Resíduos Sólidos. Com profissionais em circulação pela cidade durante a semana, em um veículo devidamente identificado, a Patrulha contribuirá para monitorar e identificar irregularidades nas caçambas dispostas no município e ainda irá orientar os moradores quanto ao descarte desse tipo de detrito – São Caetano também conta com a Patrulha Pela Proteção da Água, que orienta a população sobre os problemas que podem ser ocasionados pela má utilização do recurso hídrico.

 

Fonte Abc do Abc

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Superliga 2015/16 começa para as meninas de São Caetano do Sul

O São Cristóvão Saúde/São Caetano estreia na Superliga Feminina de Vôlei 2015/16 na próxima sexta-feira, às 19h30, contra o Dentil/Praia Clube, no Ginásio Praia, em Uberlândia, Minas Gerais.

A equipe do técnico Hairton Cabral vem reformulada para este ano e conta no elenco com jogadoras mais experientes como a ponteira Soninha, a capitã Ciça e a oposta Lia, o mesmo time que jogou o Campeonato Paulista e perdeu nas semifinais para o Nestlé/Osasco, a única baixa é a central Edna que torceu o joelho na segunda partida da semifinal e não jogará a Superliga. “Neste ano optamos por uma equipe com jogadoras mais experientes no plantel e esperamos chegar entre as oito e obter a classificação para os play-offs” afirma o técnico Hairton Cabral.

Em preparação para a competição, o São Caetano fez dois amistosos, o primeiro contra Renata/Valinhos Country em casa e venceu por 3 sets a 2. Já o segundo contra o Nestlé/Osasco fora onde perdeu por 3 sets a 1.

Para a capitã Ciça, a Superliga 2015/16 deverá ser bastante equilibrada e o primeiro jogo contra o Praia Clube será um dos mais difíceis da primeira fase. “A cada ano o equilíbrio tem marcado as últimas temporadas e acredito que está não será diferente. Há três ou quatro equipes consideradas potências, mas nossa equipe está entre as seis ou oito melhores e somos um grupo recém-formado, mas com bons valores. Acredito que teremos um bom desempenho ao longo do campeonato”, finaliza a capitã.

Fonte: Abc do Abc

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CIDADE SEGURA: ROUBOS DE VEÍCULOS DESPENCAM 63,8% EM SÃO CAETANO DO SUL

A Prefeitura de São Caetano do Sul garantirá vagas a todos os estudantes inscritos para o 1º ano do Ensino Fundamental nas EMEFs de período integral do município. A boa notícia foi passada às mães e pais de alunos na manhã desta segunda-feira (26/10), em evento no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns. Um sorteio público acompanhado pelos moradores definiu a escola onde cada estudante vai cursar o Fundamental: são mais de 530 novos alunos em período integral nas EMEFs.

O prefeito Paulo Pinheiro destacou o esforço realizado pela administração municipal para garantir vaga a todos os inscritos. “Eu determinei que a Secretaria Municipal de Educação buscasse formas de atender a todas as famílias que queriam seus filhos no Ensino Fundamental de período integral. Não medimos esforços quando se trata da Educação das crianças e jovens sulsancaetanenses”, afirmou.

Para atender à grande demanda por vagas nas EMEFs de período integral, a Prefeitura abriu novas turmas para garantir acesso a todos os alunos – a EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli vai abrigar a maior parte dos novos estudantes. “O prefeito Paulo Pinheiro mais uma vez cumpre o que prometeu à população. Por orientação dele a Educação de São Caetano se empenha para não deixar nenhuma criança para trás”, explicou a secretária de Educação, Ivone Braido Voltarelli.

São Caetano possui sete escolas de Ensino Fundamental em período integral: EMEF Prof.ª Eda Mantoanelli, localizada no Bairro Santa Maria; Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico; Prof. Décio Machado Gaia, no Bairro Boa Vista; EMEF Sylvio Romero, no Bairro Oswaldo Cruz; EMEF Padre Luiz Capra, no Bairro Nova Gerty; EMEF Elvira Paolilo Braido, no Bairro Oswaldo Cruz; e EMEF Dom Benedito Paulo Alves de Souza, no Bairro Santa Paula.

Nestas unidades, as crianças aprendem o conteúdo tradicional do Ensino Fundamental e, no contraturno das aulas, têm reforço escolar, artes, idiomas e esportes, entre outras atividades educacionais. Moradora do Bairro Boa Vista, Valdicléia Gonçalves comemorou a garantia de vaga no período integral para seu filho Henrique, de 5 anos. “Ele estuda na EMEI Francisco Falzarano, em período integral, e eu precisava desta vaga porque trabalho fora. Estou muito contente.”

Sorteio – Com a garantia de vagas para todos os estudantes filhos de pais que trabalham fora do lar, o sorteio desta segunda-feira foi realizado para determinar a escola em que cada criança vai estudar em 2016. A lista completa de alunos selecionados será afixada nas unidades de ensino nesta quinta-feira (29/10) e a matrícula deve ser feita exclusivamente nos dias 29/10 e 3/11, na própria escola para a qual o aluno foi sorteado.

Informações sobre as matrículas nas EMEFs de período integral podem ser obtidas nas próprias escolas. Os endereços e telefones podem ser obtidos no site oficial da Prefeitura de São Caetano.

Fonte: São Caetano do Sul

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Prefeitura de São Caetano do Sul entrega nova frota da Saúde

Objetivando aumentar e agilizar os serviços e aumentar o conforto dos usuários da rede de saúde, a nova frota vem melhorar ainda mais a excelência da pasta de São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul entregou neste domingo (18/10), em cerimônia na Avenida Presidente Kennedy, a nova e ampliada frota de veículos da Saúde. São dez ambulâncias, quatro vans operacionais adaptadas para o transporte de pessoas com deficiência ou restrições de locomoção, um microônibus para levar e buscar pacientes da cidade até o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e duas caminhonetes de carga para a retirada de lixo especial.

A iniciativa faz parte do pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro, lançado este mês pela Prefeitura para impulsionar ainda mais a qualidade dos serviços de Saúde prestados aos moradores de São Caetano. “Com estes novos veículos à disposição da população, todos terão mais conforto e o serviço ficará ainda mais ágil. Nosso intuito é fazer a Saúde de nossa cidade cada vez melhor”, destacou o prefeito Paulo Pinheiro.

Entre as ambulâncias entregues pela Prefeitura, são quatro do tipo resgate, quatro do tipo suporte básico e duas do tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário municipal de Saúde, Jesus Adalberto Gutierrez, elogiou a iniciativa da administração. “A chegada dos novos veículos se soma às diversas ações na área da Saúde promovidas graças ao grande apoio do prefeito Paulo Pinheiro. É uma satisfação ter estas novas ambulâncias servindo aos moradores de São Caetano.”

O secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Thiago Tortorello, celebrou a ampliação da frota adaptada para moradores com deficiência. “As vans do Projeto Mover são usadas no transporte dos alunos de inclusão para a escola e também de adultos com deficiência para consultas médicas ou outras atividades agendadas na cidade. Elas também levam pacientes para a AACD, que tem parceria com a Prefeitura.”

PACOTE – O pacote de 12 ações do Programa Saúde Pra Você – Cuidar Para o Futuro prevê a modernização, inovação e ampliação do acesso ao Sistema de Saúde Pública Municipal. Além da nova frota da Saúde, são investimentos no Programa Terceiro Turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três mutirões de atendimento e um educativo, além da Farmácia no Parque.

 

Fonte Abc do Abc

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

São Caetano do Sul distribui tablets a estudantes de escolas municipais

Entrega dos equipamentos será feita em cerimônia no Teatro Paulo Machado de Carvalho.                 Foto: Divulgação/PMSC

Alunos que concluíram o 9º ano do ensino fundamental receberão equipamento nesta segunda (19/10)

A Prefeitura de São Caetano do Sul vai distribuir tablets a 869 alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais em 2014. A entrega dos equipamentos eletrônicos ocorre nesta segunda-feira (19/10), às 19h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho (alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria).

O prefeito Paulo Pinheiro explicou que a distribuição dos tablets é uma forma de auxiliar os jovens em sua vida escolar. “Espero que todos desfrutem destes tablets em seus estudos. Hoje em dia tudo gira em torno da tecnologia, por isso é importante para a prefeitura poder garantir que os jovens estudantes tenham acesso a este mundo digital.”

Além dos dispositivos que serão entregues aos alunos que já se formaram, a Prefeitura está equipando as escolas municipais com outros 6.300 tablets para uso em sala de aula para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Todas as nossas escolas estão equipadas com lousas digitais e os alunos utilizam tablets e netbooks como ferramenta de auxílio ao aprendizado. A tecnologia não substitui os professores, mas os ajuda na tarefa de levar conhecimento aos jovens”, destacou a secretária de Educação de São Caetano do Sul, Ivone Braido Voltarelli.

 

Fonte: ABCD Maior

 
 
< Anterior | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | Próximo >

Previsão do Tempo São Caetano Do Sul