História - O melhor do bairro de Olímpico, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

O Bairro Olímpico é um dos maiores da cidade em extensão territorial e compõe-se de uma parte alta e de um fundo de vale, cortado pelo Córrego do Moinho, onde hoje é a Avenida Presidente Kennedy.

A urbanização do local começou por volta de 1950. Nessa época, era chamado de Monte Alegre Novo.

Por influência do famoso livro e em virtude dos fortes ventos, Morro dos Ventos Uivantes era o nome do descampado onde se construiu o Estádio Municipal Anacleto Campanella, em 1954.

O complexo esportivo acabou tendo influência na mudança de nome do bairro que, primeiramente chamado de Vila Olímpica, em 1968 recebeu a denominação atual (o que se justifica, uma vez que grande parte das obras e equipamentos esportivos da cidade se encontra na região).

Com mais de 22 quilômetros de ruas curvas, em razão das irregularidades do terreno, o Bairro Olímpico limita-se com o Santa Maria e o Barcelona pelas alamedas São Caetano e Conde de Porto Alegre. A Rua São Paulo é o seu limite com o Bairro Santa Paula e a Rua Sílvia com o Bairro Boa Vista. As divisas com o Bairro Oswaldo Cruz são a Avenida Vital Brasil e uma linha imaginária entre a Rua Ingá e a Avenida Paraíso.

Antes de 1950, existiam ali três loteamentos : Vila Ressaca, Vila Camila e Vila Monte Alegre. Em 1965, a parte mais elevada da área, próxima ao estádio, entrou em fase de expansão e urbanização, processo que se estende até os dias de hoje.

Fonte: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul