História - O melhor do bairro de Nova Gerti, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

A história conta que o Bairro Nova Gerty surgiu em torno de uma figueira existente desde 1948, localizada no triângulo das ruas Visconde de Inhaúma, Itu e Nelly Pelegrino. Entre as vilas extintas, a mais antiga era a Vila Gisela, que foi loteada no final da década de 1920. Nos anos de 1940, surgiu a Vila Gerty que acabou dando nome ao bairro. A família Leandrini pode ser considerada uma das pioneiras na fundação do bairro. Mas famílias como Fiorotti, Scotá, Cal, Ferro, Roveri, Lorenzoni, Gonzaga, Canger, Schon, Heinsfurter também tiveram terras e contribuíram para a formação do Nova Gerty, assim como o grande fluxo de migrantes nordestinos, que lhe propiciou rápida ocupação e urbanização, e lhe conferiu características tipicamente operárias.

As primeiras escolas primárias surgiram no final dos anos de 1940. Até 1947, o bairro carecia de linhas de ônibus, escolas e outros serviços públicos. Muitos desses serviços foram alcançados com a ajuda de entidades sociais criadas pela própria comunidade. O Bairro Nova Gerty abrigou o primeiro Estádio Distrital, pioneira de uma série de outras obras esportivas que depois foram transformadas e ampliadas em vários centros recreativos e esportivos. Abrigou também o primeiro pronto-socorro distrital. Também está presente no bairro, desde 1955, a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Aliás, quanto à religião, o bairro é marcado pelo sincretismo de várias entidades religiosas.

A Rua Visconde de Inhaúma, que faz divisa com o Bairro Boa Vista, é uma das principais ruas do Bairro Nova Gerty e engloba justamente o trecho que foi transformado em bulevar, que no final da rua abre-se para o Largo da Figueira. Em 1967, essa rua foi ampliada e adquiriu a formação atual, que favoreceu o surgimento de vários estabelecimentos comerciais.

Com os melhoramentos urbanos e a instalação de vários serviços públicos, o bairro se desenvolveu e, além de ser um dos mais populosos de São Caetano, tornou-se um centro de intensa movimentação comercial para a região.

 

Clique nas imagens e saiba mais sobre a história do bairro

 

Fonte: Fundação Pró Memória de São Caetano do Sul - http://www.fpm.org.br/