História - O melhor do bairro de Fundação, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

Não poderia ter melhor denominação o bairro que representa o berço dosfundadores do município de São Caetano. Primeiro núcleo colonial dos imigrantes italianos, o Bairro Fundação cresceu ao redor da Igreja de São Caetano, a Matriz Velha da cidade.

No dia 15 de dezembro de 1950, o então prefeito Ângelo Raphael Pellegrino, sancionou a lei 135, que deu o nome Fundação ao então Bairro da Ponte, antiga denominação do local.

Antes da vinda dos imigrantes em 1877, este local já tinha seu valor histórico, por abrigar em 1717 a Fazenda dos Beneditinos. Nesse bairro tudo tem o sentido de originalidade e pioneirismo. Ali tivemos a área primitiva, tanto das olarias, como das indústrias, as primeiras repartições públicas e privadas, como a Sociedade Príncipe di Napoli, o Grupo Escolar Senador Fláquer, o cinema, a cadeia e os primeiros casarões, como o Palacete De Nardi, que hoje é sede do Museu Histórico da cidade.

Geograficamente, o bairro situa-se no limite de São Caetano com o bairro paulistano de Vila Prudente, entre o Rio Tamaduateí e a Estrada de Ferro. Já a divisa com o Bairro Prosperidade é feita através do Córrego do Moinho. O bairro fica numa faixa estreita de um vale alagadiço.

Nos últimos cem anos, vários grupos economicamente fortes marcaram presença no Bairro Fundação, e depois entraram em processo de decadência, como aIndústrias Reunidas Francisco Matarazzo, a Companhia Melhoramentos de São Caetano, o Banco União, as Indústrias Saad (antiga Companhia Mecânica) e a Mannesmann. Por outro lado, viu-se nos últimos anos a chegada de importantes redes comerciais como os grupos Carrefour e Sam’s Club – Wall Mart.

Fonte: Fundação Pró Memória