História - O melhor do bairro de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP

HISTÓRIA

O processo de formação do Bairro Boa Vista, foi semelhante aos ocorridos nos outros bairros de São Caetano, onde as antigas vilas, chácaras e grandes terrenos foram extintos e deram lugar aos lotes urbanos.

Na década de 1940, no início da urbanização do bairro, a Vila Palmeiras, não mais existente, foi loteada. Essa vila, uma das mais antigas, também faz parte da formação do Bairro Nova Gerty.

Nesta questão, a história do Bairro Boa Vista mistura-se a do Bairro Nova Gerty, sendo uma sequência urbana dele, onde não só a Vila Palmeiras, mas também a outras vilas, como a Vila Aurora e a Vila Gisela, foram comuns para a formação do bairro.

O nome do bairro deve-se à chácara do alemão Hidat. De grande extensão e localização privilegiada, em uma parte alta da cidade, tinha uma “boa vista”para diversos lugares, sendo bastante visitada.

Na porteira dessa chácara, estava escrito em uma placa a frase: Quinta do Boa Vista, que acabou primeiro dando nome à antiga Estrada de Santo André, que agora chama-se Rua Boa Vista e posteriormente nomeou o bairro.

Famílias como os Rodrigueiro eram famosas pelos serviços de carpintaria. Também fizeram história no local as famílias Fantinatti, Falzarano, Thomé, Monteiro, Garcia, Graciute, Ribeiro e Venturine.

Na decáda de 1960, aconteceram os melhoramentos urbanos e o desenvolvimento da infra-estrutura básica. Uma das primeiras escolas a atender a comunidade, aEscola Estadual Padre Alexandre Grigole, encontra-se atualmente no bairro vizinho. Já a Escola Estadual Professor Décio Machado Gaia, nasceu no próprio bairro.

Em 1967, o bairro recebeu a Biblioteca Municipal Ester Mesquita, a primeira construída na região e a segunda do município. Ficou lá até o final dos anos 80. Mesmo assim, aquele ponto ainda se constitui numa das grandes referências do bairro.

Fonte: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul