Creche Primeiro Passo é inaugurada no Parque São Cristóvão
- Notícias - O melhor do bairro de São Cristóvão, Salvador, BA

segunda-feira, 30 de maio de 2016
      

Creche Primeiro Passo é inaugurada no Parque São Cristóvão

Segundo o prefeito ACM Neto, até o fim do mês de junho, 15 instituições serão entregues

 

Com capacidade para atender 405 alunos com idades entre 1 e 5 anos, a primeira das 39 creches do programa Primeiro Passo foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (30), no Parque São Cristóvão. Batizada com o nome do bairro, a Creche e Pré-Escola Parque São Cristóvão fica na Rua Doutor Álvaro Pontes Bahia e vai oferecer ensino em tempo integral às crianças da região a partir do segundo semestre deste ano.

"Estamos inaugurando a primeira creche de um total de 15 que vamos inaugurar somente no mês de junho. A ideia é que, até o fim do ano, todas as crianças de 0 a 3 anos estejam matriculadas para estudar em tempo integral. Essa escola foi construída em poucos meses e é a primeira de uma série, sobretudo nos bairros que mais tinham deficiência de creche e pré-escola”, afirmou o prefeito ACM Neto, durante a solenidade.

 

A nova escola tem capacidade para 405 crianças com idades até 5 anos 
Foto: Valter Pontes/Divulgação

A creche começou a ser construída no fim de novembro do ano passado e teve um investimento de R$ 2 milhões, fruto de uma parceria entre a prefeitura e os shoppings de Salvador. Ao todo, serão R$ 100 milhões investidos para a construção dos 39 centros de educação infantil.

Segundo o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, a creche inaugurada é um modelo novo, projetado para a cidade e para o programa Primeiro Passo. “É um modelo instituído apenas em Salvador e as 39 serão nesse padrão. São dois tipos: uma como essa, que tem dois andares, e outra de um andar só, mas com a mesma quantidade de salas de aula. É uma creche compacta que atende os anseios da comunidade”, afirmou.

De fato, era um pedido antigo de muita gente. A dona de casa Rosemeire Santos vai, finalmente, encontrar uma vaga em creche para a filha, Maria Júlia, 1 ano e 7 meses. Moradora do Parque São Cristóvão, são frequentes os dias que precisa ir ao centro da cidade para fazer um tratamento de saúde. “Às vezes, tenho que passar o dia lá e ela não pode ir comigo. Gostei muito daqui do prédio. Está ótimo, posso confiar pra deixar ela”.

Segundo a diretora da creche, Verônica Amaro, já há uma lista de espera com mais de 200 crianças que fizeram uma “pré-inscrição”. Só no grupo 1, que vai reunir as crianças de 1 ano, como Maria Júlia, já são 95 inscritos. A partir da próxima semana, a comunidade já deve poder fazer as matrículas. Basta ir até o prédio da creche, no horário de funcionamento – das 8h às 16h30. 

“Quem quiser fazer a 'pré-matrícula' já pode vir essa semana e informar o nome do aluno. Na semana da matrícula, vamos pedir os documentos. Essa semana, também vamos definir os professores, se vamos precisar de Reda (Regime Especial de Direito Administrativo), quantos, etc”, contou.

Apesar do funcionamento independente, ao mesmo tempo, a creche vai funcionar como parte da Escola Municipal Parque São Cristóvão, que foi reinaugurada no final do ano passado, após uma reforma, e atende alunos do Ensino Fundamental I.

“Temos cinco professores que já vão matricular os filhos aqui, porque acreditam no nosso projeto. Vai haver uma parceria de consolidação do trabalho (entre a creche e a escola de Fundamental). A escola tem um diferencial que é valorizar a história da criança e a ancestralidade africana. Na creche, as crianças vão aprender isso também, mas de uma forma mais lúdica”, explicou a diretora da escola de ensino Fundamental, Jacilene Nascimento.

A mãe da geógrafa Samara Samir, 28, é uma das professoras da outra escola e foi uma das maiores incentivadoras de que a filha matriculasse o neto na nova creche. Atualmente frequentando uma creche particular de Cajazeiras, Thierry, 4, vai mudar de bairro e a nova escola surgiu no momento certo. Como Maria Júlia, ele já está na lista de espera para estudar lá. “Minha mãe disse: 'Samara, a escola é linda'. Trouxe ele hoje para conhecer, porque ele já está todo empolgado com a nova escola. Pelo que vi, estou achando aqui muito melhor do que a escola dele”, contou Samara.

 

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/creche-primeiro-passo-e-inaugurada-no-parque-sao-cristovao-1/?cHash=cb990aab55d171b8aecb0779f16093be