História - O melhor do bairro de Santa Teresinha, São Paulo, SP

História do bairro

Igreja de Santa Teresinha Por volta de 1918, os Salesianos adquiriram uma chácara no Alto de Santana, bairro do Chora Menino, onde construíram, em primeiro lugar, um campo de futebol e um galpão para os alunos do Liceu passearem e brincarem, num ambiente de ar puro, pois muitos deles convalesciam da Grande Gripe, que assolou o mundo depois da Primeira Guerra Mundial.

A chamada Igreja Votiva de Santa Teresinha começou a ser erguida em meados de 1924, para cumprir um voto que o Padre Luiz Marsigaglia (naquele tempo, Diretor do Liceu Coração de Jesus) fez a Teresa de Jesus, em agradecimento pela proteção recebida durante a Revolução de 1924. Neste episódio, tropas rebeldes do Exército e da Força Pública de São Paulo, sob o comando do General Isidoro Dias Lopes, tentaram sufocar a resistência do Palácio dos Campos Elíseos, onde tropas legalistas defendiam o Governador Carlos de Campos.

Em 1933, o Padre Orlando Chaves teve a idéia de mudar o nome do bairro de Chora Menino para Santa Teresinha e encarregou várias senhoras de correrem abaixo-assinados entre o povo. Os padres Quintiliano e Bruno foram encarregados de conversar com os responsáveis pela garagem dos ônibus, e obtiveram autorização para colocar nos vidros dos ônibus pequenos cartazes, escritos à tinta, onde se lia: SANTA TERESINHA. Após conseguida a autorização necessária junto à Estrada de Ferro, com grande festa, tendo banda de música, presença de autoridades políticas e do Padre Luiz Marsigaglia, a estação do Chora Menino passou a se chamar Santa Teresinha.