História - O melhor do bairro de Santana - Zona Norte, São Paulo, SP

BAIRRO DE SANTANA


Aeroporto Campo de Marte

 A origem do bairro está ligada aos núcleos de catequese instalados pelos jesuítas na fazenda de Santana, doação feita a eles em 1673.

Entre o final do século XVII e o começo do século XVIII foram construídos um grande aterro na várzea inundável do rio Tietê, iniciando-se nas proximidades do Convento da Luz e terminando no bairro de Santana, e uma ponte que facilitavam o acesso dos moradores da região ao centro. O bairro, que era rural e possuía poucos moradores, teve um crescimento lento até o final do século XIX.

Em 1893 foi criado o Tramway da Cantareira - o trenzinho, imortalizado como "Trem das Onze" por Adoniran Barbosa - que contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento de Santana. O Cantareira, como também era conhecido à época, inicialmente não transportava passageiros, pois foi criado para facilitar o contato com o reservatório de água da Serra da Cantareira; porém, alguns moradores passaram a pegar carona, e isto fez com que, após algum tempo, o trem se tornasse o primeiro transporte público de Santana. O trenzinho, que operou até julho de 1964, inspirou a construção do Metrô na região.

Possui um intenso comércio, Santana caracteriza-se como um bairro residencial e é um dos maiores e mais importantes da Zona Norte, pois faz a ligação da região com o centro da cidade.

O bairro de Santana possui duas bibliotecas municipais, a Biblioteca Narbal Fontes e a Biblioteca Nuto Sant´Anna.

 

Aniversário do bairro de Santana é comemorado em evento no Parque da Juventude.

Santana completou 226 anos de história no último sábado (26). Em comemoração pela data, um evento foi realizado no dia seguinte, no Parque da Juventude. Pela manhã, uma breve cerimônia foi promovida no prédio da Escola Técnica do Centro Paula Souza(ETEC), com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do subprefeito local Marcelo Bruni.

Na ocasião, cidadãos e entidades de atuação expressiva no bairro foram homenageados: Mauro César Jensen (representando o Sesc Santana), Émerson Borba (representando o grupo “Voluntários em Ação”, que reúne empresários da Rua Pedro Doll em causas solidárias), Paulo Pavan (diretor do Parque da Juventude), coronel Admir Gervásio Moreira (representando o 43º Batalhão da Polícia Militar), Wanderlei Mendasoli (presidente do Centro de Proteção Humana e Assistência Social - CEPHAS), entidade de assistência social e promoção humana da Paróquia de Sant’Ana) e major reformado do Exército Samuel Silva (herói da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial).

“Santana é a locomotiva da Zona Norte e ao longo de 226 anos, realmente trouxe cidadãos que em muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade e se notabilizaram em todo o País nas áreas esportiva e cultural”, declarou o prefeito Gilberto Kassab, que contou ter laços afetivos com o bairro, já que seus avós maternos viveram na região. “Passei boa parte da minha infância aqui e hoje compareci a este evento em reconhecimento à importância de Santana para a Capital.”

Fonte: GazetaZN.com.br