História - O melhor do bairro de Graça, Salvador, BA

Bairro da Graça

A Graça é um dos bairros mais valorizados e bonitos da cidade, concentrando um grande número de prédios de luxo e ainda algumas mansões.

A Graça fica bem próximo ao Centro e também da Barra, tem um comércio diversificado, reunindo agências bancárias, supermercados, escolas, restaurantes, hospitais e outros, é na graça onde está localizada o Museu Rodin e a mais nova Perini, uma das melhores redes de delicatessen do país.

Eminentemente residencial, a Graça tem como vias principais a rua homônima, que principia no Largo da Vitória (Avenida Sete de Setembro) e termina no Largo da Graça, onde está a Igreja que dá nome ao bairro. A rua então, a partir de um elevado viaduto, liga-se à Avenida Euclides da Cunha, que estende-se até o final da rua Padre Feijó e começo da Ladeira do Campo Santo, já na Federação. Ligando o bairro à Barra e ao Chame-Chame está a Avenida Princesa Leopoldina - ao fim da qual estão localizados o Hospital Português e o Clube Baiano de Tênis -um dos mais tradicionais da capital. Na Rua da Paz está localizada a Faculdade de Direito da UFBA, uma das mais conceituadas. Na rua da Graça está localizada a sede da Secretaria Estadual de Educação e onde projeta-se o Museu Rodin. O bairro encontra-se numa altitude de mais de 60 metros - o que lhe confere uma posição privilegiada no alto dos edifícios, proporcionando ampla visão da cidade. Limita-se com o bairro da Canela (ao Norte), o bairro da Vitória (a Oeste) e o bairro da Federação (a Leste) e com a Barra Avenida e o Chame-Chame (ao Sul).

A Igreja da Graça abriga a Ermida de Nossa Senhora da Graça, primeiro templo mariano das Américas, construído no final do século XVI por Diogo Caramuru e Catarina Paraguaçu, casal que é considerado o antepassado da população da Bahia. A Igreja da Graça é rica em elementos históricos: estão nela os restos mortais de Paraguaçu e a imagem no altar-mor é a mesma encontrada por Caramuru e Paraguaçu, cuja visão milagrosa é descrita em tela da sacristia e no teto da nave.

O Campo da Graça, já desaparecido, foi a principal praça desportiva da capital baiana durante a primeira metade do século XX, até a edificação do estádio da Fonte Nova.

O bairro da Graça é um dos mais antigos de Salvador e está localizado no local inicialmente conhecido como Vila Velha. A sua localização no alto de um morro tinha uma função estratégica, possibilitando uma vista panorâmica do mar que ajudava a prevenir possíveis ataques inimigos. Situado próximo aos bairros da Barra, Vitória, Canela e Federação, a Graça é um lugar onde, apesar da existência de comércios, bancos, clínicas e escolas – é um dos bairros mais bem servidos da cidade – há uma predominância de moradias da classe média e alta de Salvador. Na Graça, está situada a primeira igreja construída em Salvador, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, por ordem de Catarina Paraguaçu, mulher de Diogo Álvares, o Caramuru. A fonte de Nossa Senhora da Graça, recentemente reformada, é outro atrativo deste bairro onde lendas e histórias se confundem.