História - O melhor do bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ

    Vila Isabel

 

 

    Abolicionista e amigo de figuras de destaque que compartilhavam os seus ideais políticos, Drummond deu às ruas e praças do empreendimento nomes e datas alusivos à causa. A própria denominação do bairro foi uma homenagem à Princesa Isabel e a sua principal via, o Boulevard 28 de Setembro, à data em que a Lei do Ventre Livre foi sancionada.


   Boulevard 28 de Setembro em gravura de postal

    O bairro foi oficialmente fundado em 3 de Janeiro de 1872, inspirado no urbanismo parisiense. Para urbanizá-lo e loteá-lo, Drummond organizou a Companhia Arquitetônica de Vila Isabel (1873), contratando o arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, discípulo de Grandjean de Montigny.

 

    O sistema de transporte - bondes a tração animal – seria provido pela Companhia Ferro-Carril de Vila Isabel, empreendimento também criado por Drummond para explorá-lo (1873). Foi inaugurado em 1875, ligando o bairro ao Centro.

                          Boulevard 28 de Setembro no século XIX

    O bairro tem nove prédios tombados pelo Patrimônio Histórico. No antigo Jardim Zoológico, o primeiro do Brasil, hoje denominado de Recanto da Princesa, o Barão de Drummond criou o jogo do bicho. No meio do Boulevard 28 de setembro encontra-se a Igreja Matriz de Vila Isabel, a Basílica Nossa Senhora de Lourdes. A matriz recebe o título de "Basílica Menor", em 23 de Maio de 1959, dado pelo Papa João XXIII.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_isabel

    As terras da fazenda eram cortadas por duas antigas estradas, a do Macaco e a de Cabuçu, que se tornaram, respectivamente, o Boulevard 28 de Setembro e a rua Barão do Bom Retiro.

 

    O bairro surgiu do espírito empreendedor de João Batista Viana Drummond, futuro Barão de Drummond, um empresário progressista. Ele adquiriu as terras da "Imperial Quinta do Macaco", de propriedade da Imperatriz D. Amélia quando, após a promulgação da Lei do Ventre Livre em (1871), os escravos da propriedade foram libertados.