História - O melhor do bairro de Tijuca, Rio de Janeiro, RJ

 

A Tijuca é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A Tijuca é vista como um dos bairros mais tradicionais e de urbanização mais antiga do Rio e é considerado um bairro de classe média à classe média alta.


O bairro se localiza próximo ao Centro e à Zona Sul da cidade, mas não tão próximo da Barra da Tijuca quanto o nome pode sugerir. Embora em sua origem tenha sido uma região de chácaras, atualmente é um bairro tipicamente urbano. Ainda assim possui a maior floresta urbana do mundo (Floresta da Tijuca)


Um de seus principais pontos é a Praça Sáenz Peña. A Tijuca conta com um expressivo setor de comércio, serviços, hospitais, clínicas, escolas, universidades, sendo atendido por dezenas de linhas de ônibus e pelas estações São Francisco Xavier, Sáenz Peña, Afonso Pena e a futura estação Uruguai do Metrô.


É na Tijuca que se localizam as escolas de samba Salgueiro, Unidos da Tijuca e Império da Tijuca, tradicionais no carnaval carioca, e que, juntas, somam 10 títulos no Grupo Especial, sendo 8 do Salgueiro e 2 da Unidos da Tijuca.


Abriga o bairro educandários tradicionais da cidade, como o Colégio Pedro II, o Colégio Marista São josé, o Instituto de Educação, o Colégio Militar, o Colégio Batista, o Colégio de Aplicação e outros; Também abriga clubes tradicionais, como o Tijuca Tênis Clube, o América Football Club, o Country Clube da Tijuca, o Montanha Clube, Clube Monte Sinai, e o Clube Municipal;


O bairro abriga importantes construções históricas como as Igrejas de Santo Afonso, Santa Teresinha, São Sebastião dos Capuchinhos e a dos Sagrados Corações, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (tradicional colégio normal no século XX, freqüentado por filhas de famílias nobres embora hoje atenda tanto garotos como garotas e tenha perdido muito seu prestígio com o passar do tempo), o Palácio dos Bianca (uma vivenda majestosa construída na década de 1920 pela família espanhola Bianca e recentemente tombada pelo Patrimônio Histórico; Hoje, converteu-se em um centro cultural em plena Muda - Centro de Referência da Música Carioca), a Casa Granado (tradicional estabelecimento de comércio farmacêutico fundado em 1870 e que funciona até hoje), entre outros.


Princais logradouros tijucanos


* Avenida Heitor Beltrão: recebe o fluxo de trânsito da rua Doutor Satamini, até a praça Saens Peña, embora tenha seu início (ou seu fim) lá no cruzamento com a rua Professor Gabizo.
* Avenida Maracanã: interliga a Praça da Bandeira à Muda, sendo uma grande de ligação da Tijuca ao Centro. Ali está o estádio do Maracanã, o Shopping Tijuca e a Praça Varnhagem.
* Rua Almirante Cochrane: continuação da rua Mariz e Barros, tendo seu fim na rua Santo Afonso e Conde de Bonfim, na altura da praça.
* Rua Barão de Mesquita: longa rua, que se inicia no Grajaú e termina na rua São Francisco Xavier, na esquina do Colégio Militar. A rua, em sua extensão, tem sua mão invertida diversas vezes.
* Rua Conde de Bonfim: principal logradouro tijucano, que interliga o bairro ao Alto da Boa Vista e à Barra. Na altura do número 369, localiza-se a Praça Sáenz Peña.
* Rua Doutor Satamini: rua de entrada para a Tijuca, de quem vem do Centro Histórico ou da Zona Sul. No quarteirão desta com as ruas Campos Sales, Martins Pena e Afonso Pena está a praça e a estação de metrô Afonso Pena. É paralela à rua Haddock Lobo.
* Rua Haddock Lobo: continuação da rua Conde de Bonfim, a partir do Largo da Segunda-Feira, ligando a Tijuca ao Centro e à Zona Sul, através do Túnel Rebouças.
* Rua Mariz e Barros: tem seu início na Praça da Bandeira e se estende até a rua São Francisco Xavier. Nela se localiza o famoso Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro e o tradicional Hospital Gafree e Guinle da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, com arquitetura e decoração francesa.
* Rua São Francisco Xavier: interliga a rua 24 de Maio, no subúrbio, ao Largo da Segunda-Feira, no encontro das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. Passa pelos bairros de São Francisco Xavier, Mangueira e Maracanã até chegar na Tijuca. Nesta rua localiza-se a UERJ, o Colégio Militar , a Igreja de São Francisco Xavier do Engenho Velho e o Colégio Pedro II-Unidade Tijuca II.
* Rua Uruguai: principal via de acesso de bairros como Grajaú e Andaraí à Tijuca. Tem seu início em Vila Isabel.

Tijucano é a denominaçao dada ao morador da tijuca.