História - O melhor do bairro de Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, RJ

Recreio dos Bandeirantes

 

O Recreio, como é chamado hodiernamente, é um bairro essencialmente de classe alta e média alta que faz parte da região da Barra da Tijuca, e faz divisa com os bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Grumari e Barra de Guaratiba.

 

O bairro é o segundo da cidade (perde apenas para a Barra da Tijuca) em investimentos comerciais, residenciais e serviços que visam atender a classe alta.

 

O bairro possui as praias mais limpas, reservadas e bonitas da cidade: Praia do Recreio, Praia do Pontal, Praia da Macumba, 1/3 de extensão da Praia da Reserva, Prainha e Praia do Abricó (nudismo).

O Recreio conta também com bons e amplos parques ambientais, como Parque Chico Mendes, Parque Marapendi, bosques e praças bem arborizadas. Nele também encontramos muitas ciclovias.

 

Muitos artistas também têm optado por morar no bairro.Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), passando de 0,794 em 1991 para 0,894 em 2000 (índice já defasado). O Recreio, ao contrário do bairro da Barra da Tijuca, que tem arranha-céus residenciais, possui, principalmente, prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade e sua infra-estrutura foi toda planejada para uma boa qualidade de vida.

 

O grande problema do bairro hoje ainda é a pouca opção de transporte público para a zona sul e região central da capital fluminense, o que o torna mais indicado para aqueles que conseguem organizar a vida ao seu redor, já que ir até o centro da capital pode demorar até uma hora e meia, em um dia normal.

A praia do Recreio, é muito frequentada por surfistas e é palco de muitos campeonatos de bodyboard e gravações da TV Globo e da Rede Record. Uma praia onde o sol não fica escondido atrás das grandes construções. Seu limite vai da praia da Barra da Tijuca até a praia da Macumba, Grumari e Abricó (praia de nudismo). 

 

 

Seu loteamento é recente, datando de 1959, quando a Companhia Recreio dos Bandeirantes contratou o então jovem corretor de imóveis Sergio Castro para planejar e vender os lotes recém-desmembrados que compunham a chamada Gleba B. O Senador Georgino Avelino, então presidente do Banco do Distrito Federal, esteve dentre os homens públicos da época que acreditavam na expansão da cidade em direção à Zona Oeste, pressionando pelo loteamento da área e sua venda a cidadãos normais.

Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca, e a leste de Guaratiba, o Recreio dos Bandeirantes é um bairro que tem crescido rapidamente, com cerca de 40.000 habitantes. É dos bairros que mais se valorizam na cidade, crescendo rapidamente e atraindo a classe média alta, vinda de bairros nobres já saturados e a classe média alta emergente, vinda de bairros mais humildes.