História - O melhor do bairro de Leme, Rio de Janeiro, RJ

O MELHOR DO BAIRRO

LEME - RIO DE JANEIRO


A ocupação da área do Leme houve nos últimos anos do século XIX, mas o bairro foi inaugurado oficialmente em 15 de abril de 1900 e nesta época o Leme era um bairro boêmio. O Forte Duque de Caxias já existia no século XVIII, assim como o Forte de Copacabana. A Avenida Atlântica, que faz parte do Leme e do Copacabana, foi inaugurada no ano 1906, teve diversos aterros, o último deles foi feito nos anos 60.

Uma das essenciais do Leme é que é o primeiro bairro no Atlântico, vindo do Centro da cidade e também mais calma do que o Copacabana, a Ipanema e o Leblon.

No Leme se encontra o Caminho dos Pescadores, aquela trilha apoiada à pedra imensa. Aqui, o pôr-do-sol atrai dezenas de turistas e curiosos, principalmente nos fins de semana.

Os moradores do Leme consideram o seu bairro uma ilha de segurança e tranqüilidade, em meio à violência da cidade, porque todos eles se conhecem, vivendo juntos também com a população das Favelas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, aproveitando a Praia do Leme pra dormir e praticar esportes. O bairro é pequeno, pois ele só tem pouco mais de um quilômetro de extensão. O pequeno tamanho do bairro e o fato de só existem dois acessos, um pela Avenida Atlântica e um pela Rua Gustavo Sampaio. Assim a segurança do bairro é fácil.