História - O melhor do bairro de Botafogo na Zona Sul do, Rio de Janeiro, RJ

HISTÓRIA DO BAIRRO

 

 

A história do bairro de Botafogo se confunde com a própria história da fundação da Cidade do Rio de Janeiro em 1565. O Rio de Janeiro começou em Botafogo, quer dizer, no morro Cara de Cão, onde hoje está localizada a fortaleza de São João.
Quatro meses depois da fundação, Estácio de Sá, resolveu demarcar os limites da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e doou, como era costume na época, a seu amigo Francisco Velho, que também tinha ajudado na fundação do Rio.
Mas o bairro acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Souza Botafogo.
A chegada a Família Real à cidade, em 1808, mudou a vida do Rio e naturalmente de Botafogo também: de bairro rural, transformou-se no local preferido pelos nobres e também pelos comerciantes ingleses que procuravam Botafogo para fixar suas belas residências.

DESENVOLVIMENTO DO BAIRRO

Foi na primeira metade do século XIX que as ruas começaram a definir os contornos do bairro. Antes, Botafogo tinha apenas o Caminho do Berquó - hoje a Rua general Polidoro -, o Caminho de Copacabana - atual Rua da Passagem -, a Praia de Botafogo e a São Clemente, que cortava o bairro. Pouco a pouco, outras ruas começaram a surgir.
O lugar mais nobre continuava sendo a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Na Voluntários da Pátria, estabeleciam-se os pequenos nobres e comerciantes.
Na década de 1850, surgiram as Ruas Dona Mariana, Sorocaba e Delfim, que mais tarde foi rebatizada de Paulo Barreto em homenagem ao escritor João do Rio. Havia ainda a rua do "Lá vai um": era a Venceslau Brás, chamada assim porque ficava justamente entre o Hospício Pedro II, onde hoje funciona a UFRJ e o asilo Santa Teresa.
Inaugurado em 1852, o Cemitério São João Batista é um marco na história do Rio de Janeiro. Foi um dos primeiros cemitérios sem distinção de classes. Jazem ali inúmeras personalidades brasileiras, como Tom Jobim, Carmen Miranda, Roberto Marinho, Machado de Assis, Santos Dumont, Heitor Villa-Lobos e Zuzu Angel
A Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus, na Praia de Botafogo, foi erguida em 1892 com suas torres em estilo gótico.
O primeiro colégio foi o da Imaculada Conceição, logo seguido pelo Colégio Santo Inácio, na Rua São Clemente e pelo Colégio Andrews, cuja antiga sede localizava-se na Praia de Botafogo e hoje sedia o Colégio PH.

DE "BAIRRO DA NOBREZA" A "BAIRRO DE TODOS"

Se antes Botafogo era local de nobres, a partir de 1900 também passou a ser habitado por operários, biscateiros e artesãos, funcionários públicos e militares, comerciantes e profissionais liberais. Ao invés dos enormes casarões, as habitações coletivas se tornaram a marca do bairro.
O crescimento de Copacabana e do Jardim Botânico provocaram uma verdadeira explosão no comércio e nos serviços de Botafogo.
A história de Botafogo é, portanto, a história das suas ruas, das suas praças, das suas avenidas, dos seus espaços habitados, sejam eles de natureza pública ou privada, ricos ou pobres, eruditos ou populares.


 

Botafogo atualmente é um dos mais importantes centros de serviços da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos Humaitá e Urca, de padrão mais residencial. Na Rua Voluntários da Pátria e suas imediações está o principal centro comercial da região, com inúmeras lojas, agências bancárias, edifícios comerciais e sedes/escritórios de grandes empresas, como Furnas, Prudential e Claro. Outras empresas estão instaladas nos centros empresariais da Praia de Botafogo e na Torre Rio Sul, como Coca-Cola, Intelig, Vivo, Odebrecht e IBM. A grande presença de escolas tradicionais, clínicas e hospitais particulares faz com que o bairro seja um dos principais pólos de saúde e educação da cidade.
O quadrilátero entre as ruas São Clemente, Voluntários da Pátria, Sorocaba e Guilhermina Guinle e a área ao redor das ruas Eduardo Guinle, Barão de Lucena, Assunção e Marquês de Olinda formam a área mais nobre e valorizada do bairro, muito arborizada e de perfil mais residencial, com bons serviços e imóveis de alto padrão. Na rua Sorocaba foi instalada há cerca de um ano a primeira TV aberta de esportes do Brasil, a TV Esporte Interativo.
A região tem sido palco de inúmeros lançamentos imobiliários nos últimos anos. Nesse processo de modernização do bairro de Botafogo, sobressai-se o entorno da Rua da Passagem.

 

 


A presença da favela Dona Marta na área evidencia um contraste social, semelhante ao que acontece também na Praia de Botafogo, dividida entre shoppings, centros empresariais e alguns edifícios residenciais de baixo padrão, conhecidos na cidade como cabeças-de-porco, sendo o Edifício Rajah o mais famoso deles.

Fonte: http://www.wikipedia.org

 

 

                                           Morro Dona Marta

 

BOTAFOGO HOJE