História - O melhor do bairro de Rio das Ostras, Rio das Ostras, RJ

 História

Localizada a cerca de 170 Km do Rio de Janeiro, Rio das Ostras é um dos poucos balneários que oferece praias, lagoas e atrativos de um circuito eco-rural recheado de delícias da culinária da “roça”.
A origem de Rio das Ostras data, entretanto, de cerca de 4 mil anos, quando era habitada por caçadores e coletores semi-nômades, cuja presença pode ser comprovada em seu solo repleto de sambaquis, com áreas de sítios arqueológicos demarcadas em 1967 por pesquisadores do IAB - Instituto de Arqueologia Brasileira, confirmando sua pré-história.

A natureza foi generosa com Rio das Ostras. Suas 15 praias encantam pela preservação e infra-estrutura. O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o surfe. Aliás, quando o assunto é praia Rio das Ostras tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano.

Seja no Centro ou na orla dos bairros, a cidade convida para bons momentos. Bares, restaurantes e quiosques com o melhor da gastronomia regional. Atrações como a Praça da Baleia e área de lazer na orla de Costazul. Novas e belas paisagens incorporadas ao cenário natural com as obras de paisagismo e urbanização das praias do Centro, do Cemitério e da Tartaruga. Roteiro turístico que inclui também a Lagoa de Iriry, o Parque Municipal e o Parque dos Pássaros, o maior viveiro da América Latina. Destaque para o Monumento Natural dos Costões Rochosos, faixa de reserva ecológica, rica em fauna e flora.

Visite Rio das Ostras, você vai se apaixonar !!!

Fonte: Site da Prefeitura de Rio das ostras

Principais Pontos Turísticos e Culturais

Parque da Cidade

Com opções para toda a falia, o Parque da Cidade é um espaço de 53 mil metros quadrados (equivalente a aproximadamente sete campos de futebol), com churrasqueiras, quadra poliesportiva, campo de grama sintética, campo de futebol society, pomar, parquinho infantil, trilha para andar de bicicleta e um gramado para piquenique.

O Parque foi construído para ser uma área de lazer completa para os moradores de Rio das Ostras. É um espaço de de lazer gratuito e recebe visitantes de várias localidades do município para fazer um churrasco, reencontrar os amigos, jogar futebol e até fazer piquenique. 

Parque da Cidade
Entre as ruas Três Marias e Bangu
Funcionamento: diariamente das 8:00 às 22:00

Parque Municipal de Rio das Ostras

Antigo horto florestal do DER-RJ, o Parque Municipal de Rio das Ostras possui 129.878 m² de área verde para a contemplação da natureza. Além disto, é um espaço aberto à visitação, com trilhas e parque infantil. A magia do local pode ser traduzida em beleza, simplicidade, paz e lazer, para lembrar que preservar a natureza é um dever de todos nós. O Parque Municipal de Rio das Ostras está aberto à visitação, para a recepção de grupos é solicitado o agendamento prévio.

Parque Municipal de Rio das Ostras
Rod.: Amaral Peixoto, KM 155 - Mar do Norte
Funcionamento: diariamente das 8:00 às 17:00
Tel.: (22) 2764-8440 | (22) 2764-8439

Parque Natural Municipal dos Pássaros

O parque tem o objetivo de preservar um conjunto de áreas que servem de abrigo para a reprodução de espécies de pássaros ameaçadas de extinção. Nele, os visitantes podem observar os pássaros, outras espécies e a vegetação característica da restinga, ao percorrer suas trilhas ecológicas.

O Parque também conta com o maior Viveiro de Aves do Brasil. Com um volume de 48 mil m3, contém réplicas de ecossistemas do Bioma da Mata Atlântica e abriga aproximadamente 162 aves da região Sudeste do Brasil.

Parque Natural Municipal dos Pássaros
Rua: Petrópolis,S/Nº - Jardim Mariléa.
Tel.: (22) 2760-6739 | (22) 2760-6920

Praça do Trem

A Praça do Trem possui uma área de 6.500 m², sendo 420 m² de área construída. Numa pequena estação construída no centro da praça estão instalados a Fábrica de Tapetes e Bonecas com um showroom.

A Fábrica de Tapetes e Bonecas de Rocha Leão foi criada pelo Programa de Geração e Renda da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Mulheres residentes no local foram qualificadas nos cursos e deram início à produção de tapetes e bonecas de pano.

Praça do Trem
Rua: Henrique Sarzedas, S/Nº Rocha Leão
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00, sábados, das 14:00 às 18:00

Praça da Baleia

Esta área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento de estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. É de autoria do artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente por suas esculturas hiper-realistas. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo.

Praça da Baleia
Final da Praia de Costa Azul

 Monumento Natural dos Costões Rochosos

É uma extensa faixa de rochas compreendida entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. Foi transformada em reserva ecológica pela prefeitura e possui grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol.

Monumento Natural dos Costões Rochosos
Entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia

 

Pier de Costa Azul

O pier avança 200 metros para dentro da praia e além de permitir a observação de uma linda paisagem, é o novo ponto para pesca de caniço.

Ideal para aproveitar o nascer do Sol e admirar toda orla da praia de Costazul vista por um outro ângulo, o Pier é parada obrigatória para quem quer fotografar as belezas naturais da cidade.

Pier de Costa Azul
Praia de Costa Azul

Orla de Costa Azul

A orla de Costazul conta com área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.

Orla de Costa Azul
Praia de Costa Azul

 

APA - Lagoa do Iriri

Unidade de conservação que abriga a Lagoa de Iriry, conhecida pela sua água escura originada pela vegetação existente. Sua recente revitalização atrai visitantes, amantes da natureza.

APA - Lagoa do Iriri
Final da Praia de Costa Azul

 

Rio das Ostras e Manguezais

O rio que deu origem ao nome da cidade e nos seus 15km de extenção, em conjunto com o manguezal que hoje é área de proteção ambiental, abriga um dos principais ecossistemas do municipio e da região, com grande diversidade de fauna e flora.
 

Rio das Ostras e Manguezais

 

Ponte sobre o Rio das Ostras

A ponte sobre o rio das Ostras, com sua arquitetura futurista com vigas estaiadas, é um dos cartões-postais da cidade. 

Inaugurada no dia 12 de abril de 2007, a ponte ganhou uma iluminação diferenciada, assinada por Peter Gasper, um dos maiores especialistas do país.

Ponte sobre o Rio das Ostras