Campanha contra raiva animal terá 91 postos de vacinação
- Notícias - O melhor do bairro de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

sexta-feira, 28 de julho de 2017
      

Campanha contra raiva animal terá 91 postos de vacinação

Campanha contra raiva animal terá 91 postos de vacinação

Expectativa da Secretaria da Saúde é imunizar 50 mil animais

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde  órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde, programou para os dias 05, 12 e 19 de agosto, das 8hàs 18h, campanha anual de vacinação contra raiva animal em 91 postos de vacinação fixos distribuídos por Ribeirão Preto.

 A vacinação é gratuita e a estimativa é imunizar 50 mil animais até o final da campanha.

Além da vacinação nos dias referidos, a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde manterá a vacinação diariamente em pontos fixos  até dia 25 de agosto. Os proprietários poderão também levar seus animais de estimação (cães e gatos).

Já no período de 05 a 31 de agosto, pessoas com necessidades especiais ou proprietários de seis animais ou mais, poderão ligar na Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, para agendar vacinação domiciliar, que será realizada no mês de setembro.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Maria Lúcia Biagini, a área rural do município e alguns condomínios de chácaras já estão sendo visitados pelos vacinadores.

A raiva é uma doença que não tem tratamento e é transmitida a cães e gatos por meio de contato com morcegos contaminados. Por isso há necessidade de proteger os animais domésticos, uma vez que a doença pode ser transmitida também ao homem.

Segundo o veterinário José Januário Martins, da Divisão de Vigilância Ambiental, as pessoas não devem tocar em morcegos, mesmo que esteja morto. “Pedimos que alertem as crianças e adolescentes para não tocarem em morcegos. Quem vir um morcego, mesmo que esteja morto, deve acionar a Divisão de Vigilância Ambiental para que sejam orientados corretamente”,afirmou. A mesma situação deve ser aplicada para os casos de animais domésticos com comportamentos estranhos.

A vacinação é uma medida preventiva e destinada a animais que ainda não foram vacinados. “Se por acaso algum proprietário já tiver dado a vacina e quiser aplicá-la novamente não tem problema. Esta imunização entrará como reforço”, explicou.

A abertura oficial da Campanha Municipal de Vacinação Contra Raiva Animal acontece dia 05 de agosto, às 8h, na unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), 4255 – Marincek.

Serviço

Divisão de Vigilância em Saúde - telefones: 3628-2015/3626-6596

Postos de vacinação fixos (diariamente até 25 de agosto)

 Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, av. Eduardo D’Andrea Matarazzo (Via Norte), 4255, das 08h30 às 17h.

Centro Distrital de Vigilância em Saúde, rua Dr. Loyola, (Vila Tibério), das 09h00 às 16h.

Centro Distrital de Vigilância em Saúde, rua Dom Luiz do Amaral Mousinho, 2163 (Parque Bandeirantes), das 09h às 16h.

Centro Distrital de Vigilância em Saúde, rua Valentim João Moretti, 198 (Parque Industrial Tanquinho), das 09h às 16h.

 Centro Distrital de Vigilância em Saúde, rua Nabuco de Araújo, 71 (Vila Virginia), das 09h às 16h.

 Centro Distrital de Vigilância em Saúde, rua Dr. Antonio José Moreira, 114 (Sumarezinho), das 09h às 16h.

LISTA DOS POSTOS DE VACINAÇÃO -Clique aqui