História - O melhor do bairro de Tamarineira, Recife, PE

Tamarineira - Recife

Tamarineira é um bairro da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Conhecido pela existência, em seu território, do Hospital da Tamarineira, hoje denominado Hospital Ulysses Pernambucano, passou a ser sinônimo de tratamento psiquiátrico e, por extensão, de doença psiquiátrica.

Localiza-se entre os bairros do Parnamirim, Mangabeira, Jaqueira e Rosarinho.

Em virtude de negociações sobre a criação de um complexo imobiliário ou comercial na área do Hospital da Tamarineira, foi criada a ONG Amigos da Tamarineira para defesa da área verde local e do patrimônio histórico do Estado.

Para divulgação e defesa da causa, constituiu-se o grupo Tamarineira: Loucos por ela, para assumir a defesa da área e a divulgação da ameaça hoje existente a todo o seu patrimônio.

Hospital Ulysses Pernambucano

Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira, é um hospital psiquiátrico brasileiro, situado no Recife. Foi o segundo hospital psiquiátrico do Brasil, inicialmente administrado pelo governo da então província de Pernambuco.

História

Durante o Império do Brasil, a saúde dos brasileiros ficava nas mãos da Santa Casa de Misericórdia, sucessora da Corporação São Felipe Neri da Madre de Deus. Decreto imperial nacionalizou os bens da Corporação, tornando-os inalienáveis, cabendo à Santa Casa a administração desse patrimônio.

Em 8 de setembro de 1874 foi lançada a pedra fundamental do Hospital da Tamarineira. Em 1883, o Hospital , patrimônio do Estado de Pernambuco, passou a ser administrado pela Santa Casa.

Em 1924, o governo do Estado de Pernambuco, através de decreto do Governador Barbosa Lima Sobrinho, reassumiu a administração do Hospital, seu custeio e manutenção. Mal administrado e em mau estado, em 1930 o Hospital da Tamarineira passou a ser dirigido pelo médico Ulysses Pernambucano, que o restaurou.

Em 1992, pelo Decreto Estadual nº15.650, o Hospital da Tamarineira foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.

Depois de ser denominado Hospital de Alienados, passou a ser chamado Hospital Ulysses Pernambucano, na administração do Secretário de Saúde de Pernambuco, Djalma Oliveira.

Localização

O Hospital fica no bairro da Tamarineira, que lhe empresta o nome. Em contrapartida, "Tamarineira" passou a ser sinônimo de hospital psiquiátrico, no Recife.

Da área de 9 hectares, 5 ha estão cobertos de plantação (a chamada Matinha), constituindo uma das áreas verdes importantes da cidade. No terreno, foram edificados também:

Hospital Infantil Helena Moura;
Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo;
Colégio Rosa Gattorno;
Subestação de energia elétrica da Celpe;
Sementeira de Todo Duro (na área da Matinha).
[editar] Situação atualAinda em atividade como hospital psiquiátrico, mantém tratamentos em regime de internação, ambulatório e terapia ocupacional e uma das duas únicas unidades de emergências psiquiátricas do Estado.

Em 2010, a Santa Casa de Misericórdia mostrou interesse em desfazer-se da área, o que atenderia a interesses do mercado imobiliário do Recife. No dia 22 de fevereiro, a Santa Casa anunciou, numa entrevista coletiva à imprensa, que a área seria destinada à construção de um shopping center, com 170 lojas, dois museus e um parque temático. Diante disso, a comunidade da Tamarineira e, por extensão, de toda a cidade, mobilizou-se em defesa do Hospital, da sua história e do seu patrimônio, incluindo a área verde. Foi criada a ONG Amigos da Tamarineira para divulgação e defesa da causa. Formou-se o grupo Tamarineira: Loucos por ela, para defender o patrimônio histórico e ambiental ambiental. Houve também questionamento quanto à titularidade do terreno.

A Assembléia Legislativa de Pernambuco e a Câmara Municipal do Recife empenharam-se na sua preservação. Finalmente, em decreto assinado em 4 de junho de 2010, o prefeito do Recife João da Costa desapropriou o terreno do Hospital da Tamarineira, para transformá-lo em um parque público.

[editar] Rock na TamarineiraDesde 2002, o Hospital é palco do festival Rock na Tamarineira, um evento anual, organizado pelas bandas independentes do Recife. O palco é montado no jardim externo do hospital, e os artistas são recebidos com grande alegria pelos internos do hospital e pelos muitos visitantes - amigos da Tamarineira, músicos e apreciadores do rock alternativo, que pagam uma entrada simbólica (doações de roupas e cobertores).

O evento, idealizado pela banda The Playboys, tem a proposta de aproximar a sociedade do Hospital. "Não é um trabalho assistencialista. Estamos aqui pra fazer uma troca, trazer diversão pra eles e nos divertir bastante", diz o músico Felipe Novais, integrante da banda.

Nos dias de festival, pacientes e visitantes se misturam na mesma plateia, cantando e dançando. "A reação do público é a melhor possível", conta Filipe. "Se rolasse um radinho de pilha, tocando qualquer som, eles já se animariam. Imagina, então, com um palco com som, banda, público de fora. Eles adoram!" O festival realizou a sua 9ª edição, de 15 a 17 de dezembro de 2010.