História - O melhor do bairro de Moema, São Paulo, SP

História do Bairro de Moema.  

 

  A região que corresponde ao atual distrito de Moema era uma área, segundo os primeiros documentos da região, de grandes chácaras que receberam imigrantes ingleses e alemães a partir de 1880. Seu crescimento econômico e populacional foi lento, assim como o dos outros bairros ao seu redor. O loteamento com área de 4.424.571 metros quadrados (184 alqueires) teve início em maio de 1913 por Fernando Arens Jr . Mesmo assim, em 1930, Moema contava com apenas cerca de 4 mil habitantes. Os mais significantes sinais de crescimento aconteceram na década de 60 na gestão do prefeito Faria Lima, quando a prefeitura retirou os bondes que vinham de Vila Mariana até o ponto final, a estação Moema, onde os passageiros baldeavam para o bonde que ia da Estação Moema até Santo Amaro (eram duas linhas distintas cujo ponto final ficava à poucos metros um do outro), pavimentou e arborizou a então Avenida Conselheiro Rodrigues Alves (atualmente Avenida Ibirapuera), e A Avenida Aracy, a atual Av. República do Líbano.

     A população começou a crescer visivelmente na década de 70, quando a região foi aproveitada por construtoras que investiram em seu clima agradável, terrenos planos e grandes lotes de baixo custo. As novas possibilidades atraíram muitos moradores para a região em franco desenvolvimento. Em 1976 foi inaugurado o Shopping Ibirapuera, um dos maiores e mais antigos do país.

     A região de Moema não tinha esse nome até 1987. Esse foi o ano em que os moradores da região decidiram fazer um abaixo-assinado para alterar o nome do bairro, até então chamado de Indianópolis - que não era muito bem aceito pela população -. O prefeito da cidade no período, Jânio Quadros, atendeu o pedido dos moradores e o bairro (atualmente distrito) passou a ser chamado de Moema desde então. Entretanto, dois dos bairros que formam o distrito ainda possuem a antiga designação em seus nomes; em Indianópolis, a leste da avenida Ibirapuera as vias no setido leste-oeste têm nomes de tribos de índios do sudeste do Brasil e as vias no sentido norte-sul, nomes indígenas de árvores. O Ibirapuera, à oeste da avenida as ruas têm nomes de pássaros.

 

Moema (distrito)

     Moema é um distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana, na Zona Centro-Sul da cidade de São Paulo. Outrora chamado de Indianópolis, experimentou um grande crescimento imobiliário na década de 1970, e ainda hoje continua a atrair investimentos, sendo uma região nobre da capital.

    A palavra "Moema" vem do tupi-guarani, e significa, literalmente, "mentira", "falsidade" ou "calúnia". Entretanto, no poema Caramuru, de Santa Rita Durão, a mesma palavra foi já foi utilizada com o significado de "doçura", o que pode ser explicado pelo fato da palavra Moeemo significar "adoçar". Moema, assim, seria uma versão feminina da palavra, criada pelo poeta. Entretanto, neste caso a palavra Moema refere-se à árvore da qual os indios retiravam a seiva para usar como veneno em sua flexas.

   No distrito de Moema está localizado o Parque do Ibirapuera, um dos maiores da cidade e tido como um dos cartões postais mais representativos de São Paulo, inaugurado em 1954. No distrito vizinho (Campo Belo) está localizado o Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do Brasil. Também faz parte do distrito de Moema o bairro da Vila Nova Conceição, que possui atualmente o metro quadrado mais caro da cidade.

   Moema tem um das vidas noturnas mais movimentadas de São Paulo.

 

Caracteristicas:

   Na área de cultura e esportes é possível citar o Parque do Ibirapuera, um dos locais mais utilizados pela população de toda a cidade para a prática esportiva ao ar livre. Os esportes mais praticados são a caminhada, o ciclismo, além de esportes mais jovens como o skate. A cultura é outro grande marco do parque, que possui os Museus de Arte Moderna e Contemporânea, da Aeronáutica, do Folclore, além de sediar grandes eventos como a Bienal de São Paulo e mais recentemente, o São Paulo Fashion Week. É periodicamente palco de grandiosas exposições.

   Há o Centro Esportivo Ibirapuera Mané Garrincha, que também possui atividades culturais e esportivas. O centro conta atualmente com suporte para atividades como ginástica, natação, tênis e um ginásio poliesportivo para prática de vôlei, futsal e basquete. No mesmo local, há atividades culturais e um parque infantil feito em parceria com o Hospital do Servidor Público Estadual.

   Outro parque localizado na região de Moema é o Parque das Bicicletas, com uma área total de 20 mil m², ciclovia, área para patins, skate, patinete, pista de caminhada, local de lazer e quiosque. Além dos 3 mil metros de pistas asfaltadas em meio a ipês, pitangueiras e palmeiras, o Parque das Bicicletas possui um bicicletário e um local exclusivo para os pais ensinarem seus filhos a andar de bicicleta.

 

Atualidade:

   Atualmente é um dos bairros com maior qualidade de vida da cidade, sua população é formada basicamente pela classes média-alta e alta, não há a existência de favelas em seu território.[5] Seus moradores sofrem com o barulho causado pelo Aeroporto de Congonhas, onde ocorrem 600 pousos e decolagens diariamente e a cada três minutos uma aeronave sobrevoa os edifícios residenciais.[6] Os moradores do bairro e região formaram a Associação dos Amigos e Moradores de Moema, associação que luta pelo bem estar do bairro.[7]
Rua Normandia no Natal de 2005.

   O bairro possui um forte comércio, localizado nos arredores das ruas Normandia, Gaivota, Canário e das avenidas Bem-Te-Vi, dos Eucaliptos e Pavão, onde existem lojas de vestuário, calçados, acessórios e até grifes internacionais; além da moda, também destaca-se no setor gastronômico.[8] Em seus territórios encontram-se o Shopping Ibirapuera,[9] um dos primeiros centros comerciais do país [10] e o consulado senegalês. [11] [12]

   Anualmente uma via do bairro torna-se atração durante a época natalina, é a Rua Normandia, onde suas 36 lojas recebem decoração e iluminação especiais,[13] em um ano atraiu mais de 300 mil espectadores no período. [14]
Avenida Vinte e Três de Maio e o bairro ao fundo.

   Algumas vias do bairro são as mais caras da cidade para morar, ultrapassando os R$ 6.000 de valor médio do metro quadrado,[15] e segundo pesquisa do Secovi, o mesmo possui o aluguel mais caro da cidade [16], sendo classificado como "Zona de Valor A" pelo CRECI, tal como: Higienópolis, Jardim América e Pacaembu.[17] A maioria de suas vias possuem nomes de pássaros e tribos indígenas, como: Jurema, Chibarás, Nhambiquaras, Canário, dentre outras. A porção noroeste do bairro é vizinha ao Parque Ibirapuera.[18]