História - O melhor do bairro de Centro, Marília, SP

  BREVE HISTÓRIA DE MARÍLIA

Também conhecida como a "Capital Nacional do Alimento", Marília está situada a oeste do estado de São Paulo, e cujo nome foi inspirado no poema de Thomaz Antônio Gonzaga "Marília de Dirceu", Marília é hoje uma cidade em pleno desenvolvimento com destaque no ramo alimentício.
Os pioneiros a virem para essa região foram Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva, em 1923, atraídos pelas terras de ótima qualidade localizadas entre os rios Feio e Peixe. Eles deram o nome ao seu Patrimônio de 53 alqueires de "Alto Cafezal".

Em 1926 Bento de Abreu adquiriu uma grande área de terras, loteando seu Patrimônio. A base do desenvolvimento foi a cultura de café, substituído mais tarde pelo algodão, que atraiu a instalação de duas fábricas de óleo, associadas também a cultura de amendoim, ocasionando assim um grande crescimento na década de 30.

Com a expansão da industrialização pelo interior do estado tivemos o aumento da malha ferroviária em direção à região oeste paulista, a famosa linha Alta Paulista ( Bauru, Alba, Brasília, Cabrália,....., Marília, Nóbrega,......, até Panorama nas margens do rio Paraná) e a abertura de estradas de rodagem que ligavam Marília à região Noroeste (Lins, Cafelândia, ...), à região Sorocabana (Assis, Ourinhos, ...) e ao Norte do Paraná. Entre os anos 40 e 60 a economia predominante já era agroindústria, no entanto na década 60/70, ocorre a declínio das culturas de café, algodão eamendoim e ai então a pecuária passa a se destacar.

No início dos anos 70 a indústria começa a não depender tanto da produção agrícola e a cidade passa a ter grandes crescimentos anuais.

Maríla destaca-se no segmento industrial com a produção de alimentos, abrigando empresas de grande porte como: Marilan, Dori produtos alimentício, Bel produtos alimentício, Sasazaki e outras.