MANAUS RELIGIÃO – 300313 > Via Sacra reúne 6 mil pessoas no Centro de Manaus nesta sexta(29)
- Notícias - O melhor do bairro de São José Operário, Manaus, AM

sábado, 30 de março de 2013
      

MANAUS RELIGIÃO – 300313 > Via Sacra reúne 6 mil pessoas no Centro de Manaus nesta sexta(29)

Celebração teve início na Catedral de Manaus e segue até Santuário. Descalça, costureira cumpriu promessa; freira destaca presença de jovens.

Multidão acompanha Via Sacra no Centro de Manaus

Dados da Polícia Militar e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) apontam que, aproximadamente, 6 mil pessoas participaram da Via Sacra nas ruas do Centro da capital. Realizada sob chuva na manhã desta sexta-feira Santa (29), a celebração religiosa teve início na Catedral Metropolitana de Manaus e terminará no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça 14 de Janeiro, Zona Sul. A procissão relembra o calvário de Jesus Cristo durante o período em que carrega a cruz, pouco antes de morrer.

Vivendo há 44 anos em Manaus, a freira portuguesa, Ana Pedrosa, de 71 anos, disse que este é um dos momentos mais importantes da Páscoa por ser um momento em que Jesus se revela para a humanidade. Participante assídua, ela aponta o alto comparecimento de crianças e adolescentes como destaque na Via Sacra deste ano.

 

 

 

 

"Acho que devido à Campanha da Fraternidade estar voltada para essa faixa etária contribui para esse bom número de gente jovem. Isso contribui para tornar essa procissão ainda mais viva", disse.

João Paulo se mostrou animado em participar da Via Sacra, em Manaus

Entre os mais jovens estava o estudante João Paulo dos Santos, de 9 anos. Acompanhado do tio e dos pais, ele se mostrou muito feliz em participar mais uma vez da Via Sacra. "É meio cansativo, porém, minha família gostar de mostrar o sentido religioso da Páscoa. Eu gosto bastante de vir", afirmou.

Família acompanha passagem da Via Sacra pela varanda de casa em Manaus

 

Do alto de uma residência no segundo andar na rua Visconde de Porto Alegre, Zona Sul de Manaus, uma família se reúne para acompanhar a passagem da Via Sacra. Dona Silda, de 90 anos, não consegue mais seguir a pé a procissão, mas, não deixa de ver todos os anos a passagem deste momento da Páscoa.

 

 

"Ela faz questão. É um evento muito bonito e sempre reunimos a família inteira para celebrar", disse a filha dela, Ariete Jatobá, de 58 anos.

Descalça, costureira cumpre promessa na Via Sacra em Manaus 

Mesmo com o longo percurso, a costureira Rita dos Anjos, de 71 anos, não deixou de comparecer a Via Sacra. Neste ano, ela seguiu a procissão descalça. "Sempre faço promessas para serem cumpridas aqui. Ano passado, tive um problema no pé e consegui me curar. Por isso, vim sem sapatos para agradecer.

No período da tarde, será realizado o caminho inverso para marcar a celebração da paixão de Cristo. A saída acontece às 15h no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e seguirá até a Catedral Metropolitana de Manaus.

Sob chuva, missa campal reúne fieis no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Manaus

Fonte > g1.globo.com/am