História - O melhor do bairro de Centro, Leme, SP

Leme é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º11"08" sul e a uma longitude 47º23"25" oeste, estando a uma altitude de 619 metros acima do nível do mar. Sua população está estimada em cerca de 90.000 habitantes.
O surgimento de Leme, está diretamente relacionado com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Afinal, com a expansão da cultura do café no interior paulista, essa companhia ferroviária construiu um ramal rumo a Ribeirão Preto que foi decisivo na formação do município.

História
O início da construção deste ramal é datado de fevereiro de 1876, iniciou-se em Cordeiros (atualmente cidade de Cordeirópolis), passando por Araras e Pirassununga indo ate às margens do Rio Moji-Guaçu (onde hoje é a cidade de Porto Ferreira). Talvez para abastecimento de lenha - pois as locomotivas eram assim movidas -, construiu-se uma estação de madeira nas terras de Manoel Leme, ficando este local desde então conhecido como "parada do LEME".

Manoel Gomes Neto, comerciante que contratava o pessoal para trabalhar na construção da estrada de ferro, construiu um pequeno rancho nas terras de Manoel Leme. Ali estabeleceu um pequeno comércio para atender aos funcionários da companhia paulista que lá estivessem. A partir desse comércio, surgiu um pequeno povoado. Em 1885, Manoel Gomes Neto conheceu o artista e escultor Luiz Dias dos Santos, recém chegado à localidade. Ambos se tornaram amigos e colaboraram muito para o desenvolvimento da cidade. A visão para negócios aliada à arte rendeu ao povoado novas construções: Igreja, Hospital, Praças Públicas, Escolas, Estabelecimentos comerciais etc.

A pequena estação de madeira deu lugar a uma imponente Estação Ferroviária para receber novas pessoas e cargas que lá chegavam. Com o crescente desenvolvimento do povoado do entorno da Estação Manoel Leme, foram criados o Distrito Policial, o Distrito de Paz e finalmente em 29 de agosto de 1895, pela lei Estadual número 358, Leme foi elevada à condição de município. Por este fato, em 29 de agosto é feriado municipal na cidade.

A data de 29 de Agosto também é lembrada no nome da avenida principal de Leme, denominada Avenida 29 de Agosto. É nessa avenida que se encontra a sede da Prefeitura Municipal, da Câmara dos Vereadores, além de diversas agências bancárias e empresas de varejo. É nessa avenida também, que acontecem os desfiles cívicos do dia 29 de Agosto e 7 de Setembro. Fanfarras famosas como a da escola Newton Prado, SESI, Escola Técnica, Comércio e a do Velho Capitão, atraem milhares de pessoas nos dias dos desfiles.

A antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista, que deu origem à cidade, hoje foi transformada na Casa da Cultura de Leme. Na Casa da Cultura há um museu, salas para reuniões, e uma imensa praça onde se realizam diversos eventos públicos: Shows populares, festas cívicas, apresentações, comemorações esportivas, encontros ecumênicos, comícios políticos, entre outros.

Anos depois, após diversos anos de tradição na festa de natal, Leme também ficou conhecida como a cidade do Papai Noel. Nos meses de dezembro recebe diveros visitantes das cidades vizinhas para ver a decoração e a iluminação natalina, e curtir com as crianças a festa de chegada do "bom velhinho".

Economia
A economia do município está baseada na agricultura e na indústria. No setor agrícola, predominam as culturas da cana-de-açúcar, do algodão, da laranja, e do café. Já o setor industrial é bem mais variado, com produções nas áreas de alimentos, máquinas, enfeites natalinos, cerâmica, plásticos, telhas (material de construção), fibrocimento, etc.

O setor bancário também é muito forte. Segundo dados do Banco Central do Brasil, Leme possui 10 agências bancárias que, juntas, movimentam cerca de 150.000.000 Reais em operações de crédito (Cf. Banco Central do Brasil, Registros Administrativos 2007).

Geografia
Leme possui uma área de 403,1 km² localizada no centro-leste do Estado de São Paulo. Essa área faz limite com os seguintes municípios: Ao norte: Santa Cruz da Conceição e Pirassununga; A Leste: Mogi Guaçu; Ao Sul: Araras; A Oeste: Corumbataí e Rio Claro;
Localizada na bacia hidrográfica do Rio Moji-Guaçu, Leme possui uma temperatura média anual de 22ºC. Seu clima é seco no inverno e chuvoso no verão. A cidade possui relevo suave, o que facilita a expansão urbana, o excelente aproveitamento agrícola e o transporte por bicicletas (barato e pouco poluente).

População Total: 80.757
Urbana: 77.888
Rural: 2.869
Homens: 40.830
Mulheres: 39.927

Densidade demográfica (hab./km²): 200,34
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 13,44
Expectativa de vida (anos): 72,57
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,22
Taxa de Alfabetização: 90,14%

Fonte: Wikipedia