História - O melhor do bairro de Joá, Rio de Janeiro, RJ

O MELHOR DO BAIRRO

JOÁ - RIO DE JANEIRO

Joá é um bairro nobre de classe alta da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. E também é o menor bairro da área administrativa da Grande Barra da Tijuca, e o segundo bairro com a menor população da cidade, atrás apenas do Grumari. Possui atualmente o oitavo maior IDH e a segunda maior renda per capita da cidade. Possui também o metro quadrado mais caro entre os bairros da Zona Oeste e Sul, em média R$ 17.631/m²; e o preço médio das suas mansões é de R$ 12,65 milhões.

Assim como Leblon, a denominação do bairro é originária do nome de um antigo morador pioneiro, o francês Laurence Anchois, que era pronunciado “anchuá”.

Localizado na zona Oeste do Rio de Janeiro, seu principal acesso é a estrada do Joá, construída em 1929 pelo prefeito Antonio da Silva Prado Júnior e que liga o largo da Barra a São Conrado. Outra via importante que passa pelo bairro mas não dá acessos a ele é a Autoestrada Lagoa-Barra, ligando São Conrado diretamente com a Barra da Tijuca. No bairro, ela possui o Elevado das Bandeiras, considerado uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, e os túneis de São Conrado e do Joá.
 
Espremido entre o Oceano Atlântico e o paredão rochoso do Pico dos Quatro, o Joá é um bairro montanhoso, e por isto tem poucos habitantes, concentrados em sua maioria em condomínios construídos em cima do morro da Joatinga (em língua tupi, YUÁ, limoso, e TINGA, esbranquiçado).
 
Ponto importante de sua geografia é a Pedra da Gávea, cujo ponto culminante é um de seus limites. Já junto ao oceano, encontra-se a praia da Joatinga, localizada dentro de um condomínio mas de acesso livre ao público. Na ponta do Marisco, uma pequena península no fim da praia, está o clube Costa Brava, projeto de Ricardo e Renato Menescal, fundado em 1962.