História - O melhor do bairro de Jardim Paulista, Jardins, Av. Paulista, São Paulo, SP

Jardim Paulista

 Jardim Paulista é um bairro da zona oeste da cidade de São Paulo localizado no quadrilátero formado pela Avenida Rebouças, Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Luís Antônio e pela Rua Estados Unidos. Faz parte do distrito homônimo e é administrado pela subprefeitura de Pinheiros. Forma ainda em conjunto aos bairros Jardim América, Jardim Paulistano e Jardim Europa, a nobre região paulistana conhecida como Jardins.

A topografia do bairro apresenta dois trechos com características distintas: o primeiro é relativamente plano e vai da Rua Estados Unidos até a Alameda Lorena, daí em diante, as vias em direção à Avenida Paulista, assumem a forma de aclive. Fisicamente, o bairro tem a forma de um retângulo, tendo sido projetado um sistema de ruas paralelas formando um grande quadriculado. Ao todo, são 138 quadras desenhadas por 4 importantes avenidas, 54 ruas e alamedas e 27 ruas sem saída.

Leia mais sobre o Jardim Paulista na opção História.

 

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Esta região abriga as lojas das marcas mais exclusivas do país. Concentradas na Rua Oscar Freire, e adjacências, é possível encontrar ícones da joalheria como Tiffany & Co., Cartier e Bvlgari, luxuosas grifes como Dior, Versace e Giorgio Armani ou os cobiçados produtos das marcas Louis Vuitton, Montblanc e Bang & Olufsen. A lista de marcas caras e famosas é tão extensa que fez a Mystery Shopping International eleger a Oscar Freire como a oitava melhor rua de comércio de luxo do mundo.

Um dos ícones dos Jardins é a Rua Augusta, que marcou época ao ditar a moda dos anos 1960 e atualmente reúne um comércio variado, bares e lanchonetes. Ali funciona a Galeria Ouro Fino, com lojas alternativas freqüentadas por DJs, modelos, músicos, fashionistas e modernos em geral. Outra referência do bairro é o Conjunto Nacional, localizado na Av. Paulista, que possui restaurantes, cinema e diversas lojas onde se destaca a gigantesca Livraria Cultura. O Jardim Paulista possui ainda outras duas grandes livrarias: a Fnac na Alameda Santos e a Livraria da Vila na Alameda Lorena.

A região conta com sete supermercados, dentre os quais, a Casa Santa Luzia é o mais antigo. Esse sofisticado supermercado é conhecido por vender finas iguarias importadas e abriu suas portas pela primeira vez em 1926 para uma Rua Augusta que não tinha sequer calçamento. Migrou depois para a Alameda Lorena onde está até hoje. As feiras-livres do bairro ocorrem no domingo na Alameda Lorena, às quartas-feiras na Alameda Fernão Cardim, às quintas-feiras na Rua Barão de Capanema e às sextas-feiras na Rua Cap. Pinto Ferreira.

Aos domingos, em frente ao Parque Trianon, na Av. Paulista, as calçadas dão lugar a uma movimentada feira de artesanatos. E no mesmo dia, bastando atravessar a avenida, há a tradicional feira de antiguidades no vão livre do MASP.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre