História - O melhor do bairro de Jardim França, São Paulo, SP

Bairro Jardim França

 

Bairro Nobre da Zona Norte

 

A região onde hoje se localiza o bairro era propriedade da Companhia Territorial Franco-Paulista de Água Fria, fundada por Jacques Funke, um francês (razão do nome do bairro). O Jardim França começou a ser loteado nos anos 1950/1960. O mesmo fundador doou um lote para a construção da Igreja de Santa Joana d"Arc. Após alguns anos, foi criada a Sociedade Amigos do Jardim França, a qual trouxe melhorias, como água canalizada e postes de luz.

Depois de outra construção pioneira do bairro, o Acre Clube (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva), a venda de lotes foi intensificada.

Características

Trata-se de um bairro de alto padrão, sendo classificado como "Zona de Valor A" pelo CRECI, tal como outros bairros nobres da cidade como Higienópolis, Jardim América e Moema.[3] Predominam no bairro condomínios horizontais e mansões, abriga aproximadamente 660 residências e 2500 moradores.

Além de ser um bairro arborizado, possui uma população bairrista, representada pela Sociedade dos Moradores e Amigos do Jardim França (SOMA), a entidade que visa a qualidade de vida do bairro.[4] O bairro abriga a 20ª Delegacia de Polícia e a 3ª Cia do 43º BPM/M.
 

Geografia

O Jardim França limita-se a leste com o Tucuruvi, ao norte com o Jardim Barro Branco e ao sul com a Água Fria. Dentre as principais vias do bairro estão a Avenida Nova Cantareira (que vai até a Serra da Cantareira) e a rua Vaz Muniz. A menos de 1 km do bairro encontra-se a Estação Tucuruvi do metrô.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/