História - O melhor do bairro de Jardim da Penha, Vitória, ES

Jardim da Penha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jardim da Penha é um bairro da cidade de Vitória, capital do estado de Espírito Santo, Brasil.

O nome Jardim da Penha surgiu porque a região do bairro era uma área plana, toda verde, que parecia um jardim, onde de qualquer parte podia-se avistar o Convento da Penha. Os primeiros conjuntos habitacionais começaram a ser construídos a partir de 1969, dando início ao desenvolvimento imobiliário de Jardim da Penha que é hoje um dos mais populosos de Vitória, com cerca de 40 mil habitantes. Surgiu no final da década de 60 e início de 70, através de um loteamento feito pela Empresa Capixaba de Engenharia e Comércio Ltda, numa área de propriedade da Sra. Maria Silvia Klaczko.

Posteriormente, na metade da década de 70, surgiram pequenos conjuntos habitacionais de apartamentos destinados à classe média. Com a melhoria da infra-estrutura do bairro, a proximidade do mar e a facilidade de acesso ao Centro, vários prédios foram construídos no local.

Hoje o bairro está praticamente todo ocupado por funcionários públicos, estudantes universitários e profissionais liberais caracterizando uma população jovem e um comércio auto-suficiente.

Um local de encontro dos jovens de Jardim da Penha é a Rua da Lama. Desde o início do bairro, com a proximidade da UFES, era uma rua de barro com vários barzinhos próximo ao posto de gasolina, que eram e são frequentados por muitos universitários. A rua, antes frequentada por um grupo mais seleto, agora está sendo povoada por diversos tipos de pessoas, o que acabou fazendo com que os antigo frquentadores migrassem para o chamado "triângulo", localizado na Praia do canto (um bairro próximo ao Jardim da Penha).