Segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nos postos da região
- Notícias - O melhor do bairro de jaragua-do-sul, Jaraguá do Sul, SC

terça-feira, 25 de abril de 2017
      

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nos postos da região

Imunização ocorre até o dia 26 de maio. Em Jaraguá do Sul, mais de cinco mil pessoas já foram vacinadas

Começou nesta segunda-feira (24) a segunda etapa de vacinação contra gripe em toda a rede pública de saúde da microrregião. Crianças com idade entre seis meses e cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional se juntam aos idosos e pessoas com doenças crônicas como público alvo da imunização. Em Jaraguá do Sul, a dose está disponível nos 21 postos de saúde com sala de vacinação.
 
Quase cinco mil moradores do município se imunizaram na primeira semana da campanha, que começou no dia 17. Os números, que abrangem apenas os três primeiros dias da mobilização, apontam bom índice de procura de pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas, público mais suscetível a doença e que foi priorizado na primeira etapa.
 
 
Público alvo da campanha inclui crianças entre seis meses e cinco anos de idade
 
Conforme a enfermeira de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Kneipp, os idosos estão com praticamente 20% da meta de 11.750 pessoas alcançada. Para a enfermeira, a demanda vem sendo maior neste começo de campanha após a confirmação da primeira morte por gripe A, tipo H3N2, em Jaraguá do Sul. A vítima foi um homem de 58 anos, portador de doença crônica, falecido no dia 11 de abril, no Hospital e Maternidade Jaraguá. Na região, apenas Guaramirim registrou um caso suspeito, não confirmado, no início do ano.
 
A nova remessa de vacinas chegou à regional na quinta-feira (20) e foi distribuída ontem (24) nas unidades de saúde. No total, entre Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e Corupá serão 61.104 doses. Aproximadamente 45% já chegou à Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul. A campanha segue até o dia 26 de maio, com realização do Dia D de imunização em 13 de maio.