No último sábado, 15 de julho, a Prefeitura Regional do Butantã realizou a terceira ação do programa “Faça seu Bairro Lindo”.
A ação se iniciou na Praça Tikashi Fukushima e o local beneficiado, Avenida Escola Politécnica e entorno, recebeu serviços de zeladoria como: varrição, poda de grama, pintura de guias, capinação da calçada.
Estveram presentes, representantes da INOVA, CET, GCM, moradores do Condomínio Collina Parque dos Príncipes, e o Prefeito Regional do Butantã, Paulo Vitor Sapienza.
O Prefeito Regional do Butantã recebeu a todos com seu jeito descontraído e também ficou muito grato com os reconhecimentos dos moradores que elogiaram a sua gestão.
Desta vez, os moradores do Condomínio Collina Parque dos Príncipes recebeu a todos com um super café da manhã e também com a colaboração para deixar o bairro cada vez mais lindo.
Lançado em maio pelo Prefeito João Doria, “o Bairro Lindo” realiza intervenções em toda a cidade com a ajuda de voluntários e equipamentos oferecidos pelas Prefeituras Regionais.
Na Prefeitura Regional do Butantã, os bairros de Jardim Ester, Cidade Jardim e Jardim Guedala já foram beneficiados.
Nesta edição, os números impressionam.
Só para citar exemplos, a Operação Tapa Buracos tapou 61 buracos; 77 Bocas de Lobos tiveram limpeza mecanizada e 45, limpeza manual; e 5 Poços de Visita também foram limpos mecanicamente.
Alguns depoimentos de moradores
Pedro Fernando do CONSEG Butantã : “Sr Paulo Vitor Sapienza é o melhor Prefeito Regional de todos os tempos em nossa região. Ele tem se esforçado para ajudar o munícipe e a região do Butantã. Graças a ele o povo voltou a ter esperança.”
Edgar Maugeri Chaubet, Comissão do Grupo Enchentes/ Segurança do Bonfiglioli: “Vemos muita ação, trabalho, empenho e profissionalismo de quem quer ver as coisas acontecerem e saírem do papel. Parabéns a todos dessa Regional do Butantã.”
Paulo Souza, representante da Associação das Vitimas das Enchentes da Rua Poetiza Colombina esquina com José Aires Neto, Jardim Bonfiglioli: “Agradecemos ao Prefeito Regional a forma como nos tem recebido no seu gabinete, sempre aberto, como um aliado de nossas reivindicações. Dizendo sempre de forma generosa e pronta o que é possível, e de forma muito objetiva quando não. Ele nos tem atendido em solicitações pontuais de limpeza, segurança e mobilidade, e acionado a estrutura da prefeitura através de pessoas que efetivamente podem atender nossas demandas. Quanto às obras contra as enchentes, ele nos tem pedido que confiemos nele, pois ele está agindo como se fosse um morador da parte mais atingida pelas cheias”.
Fonte: Subprefeitura Butantã
Após ouvir principais demandas dos frequentadores, muro que divide a universidade da marginal será substituído por painéis de vidro para dar mais visibilidade à área.
O muro que, há 21 anos, separa a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, será substituído por painéis de vidros que, além de modernizar a área, permitem a visualização da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e diminuem o ruído.
O projeto, apresentado pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (19), levou em consideração as principais demandas dos frequentadores da raia.
O custo total do projeto está orçado em R$ 15 milhões, totalmente doados pela iniciativa privada.
“A nossa intenção é integrar ainda mais a Universidade de São Paulo à vida da cidade. Colocá-la como parte integrante do dia-a-dia dos cidadãos da cidade e com aqueles que utilizam a Marginal Pinheiros, via de maior fluxo na América Latina que recebe 3,5 milhões de pessoas diariamente. A existência do muro representa um confinamento da universidade em relação à cidade”, afirmou o prefeito João Doria.
Em maio deste ano, a Prefeitura anunciou a retirada do muro que, inicialmente, seria substituído por grades.
Após os usuários demonstrarem preocupação em relação ao aumento do ruído e de monóxido de carbono na raia, a Prefeitura, a USP e os patrocinadores optaram pela instalação dos painéis de vidro como a melhor solução, atendendo 100% desta reivindicação. “A ideia é devolver o território da USP para São Paulo, aumentando a visibilidade desta área de uma forma integrada com a sociedade”, disse o prefeito.
“É um dia para comemorarmos. A universidade é parte da sociedade, parte da comunidade, e ela deve se integrar à cidade de todas as formas para não perder a sua função”, ressaltou o reitor da USP, Marco Antonio Zago.
A medida foi possível graças ao apoio da Prefeitura, que apresentou o projeto a empresários de diversos setores e auxiliou a USP a acertar parcerias com a operadora de saúde Prevent Sênior e as empresas GCL Brasil, Estrutec Engenharia, Falcão Bauer, Guardian Vidros e Espelhos, Tempermax, Ci&Lab, Votorantim/CBA, Magna Studio, Farah Service e Frances Alves (veja abaixo a lista de todas as empresas).
O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Jóia Bergamo e conta com o apoio e coordenação do diretor geral do shopping D&D e ex-presidente da Casa Cor, Angelo Derenze. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.
A previsão é que a obra seja iniciada em setembro deste ano para ser entregue no início de 2018.
O projeto prevê a demolição do muro que separa a raia olímpica da Marginal Pinheiros e a substituição por um painel de 2,2 quilômetros de extensão, feito de alumínio e vidros suspensos com a ajuda de uma barreira de concreto.
Serão três metros de vidro e um metro de concreto, totalizando quatro metros de altura.
A acústica é considerada igual ou superior ao muro de concreto existente e todo o material utilizado é 100% reciclável.
Para não atrapalhar o trânsito na Marginal e garantir a segurança dos motoristas e frequentadores, o vidro será temperado, com 10 milímetros de espessura e película de proteção.
O material é cinco vezes mais resistente do que um vidro comum.
A reflexão também se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros.
Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços, que ficam aderidos na película.
Todo o trecho contará com câmeras de monitoramento.
Também serão feitos o paisagismo e a iluminação por LED da área. O projeto de iluminação, com valor estimado em R$ 150 mil, foi desenvolvido e doado à universidade pela light designer Frances Alves, e contará com mais de mil refletores LED instalados por toda extensão da raia.
O objetivo é valorizar a beleza da natureza do local.
Os equipamentos utilizados no projeto foram doados pela GCL Brasil.
A USP fica na região da Prefeitura Regional do Butantã, que irá acompanhar os trabalhos de demolição do muro.
Desde abril, a USP está promovendo um chamamento público para pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em doar bens, valores ou serviços para o desenvolvimento do projeto de revitalização da área.
A raia olímpica, paralela à Marginal Pinheiros, é um conjunto esportivo destinado à prática do remo e da canoagem.
Conta com vestiários, sala de musculação, pista rústica, barcos e garagem.
A raia olímpica, inaugurada em 1973, tem 2.200 metros de extensão por 100 metros de largura.
Sobre a Jóia Bergamo
Com quase 30 anos de carreira, a designer de interiores Jóia Bergamo possui trabalhos no Brasil e nos Estados Unidos.
Possui escritórios com sedes em São Paulo e em Miami que desenvolvem anualmente cerca de 150 projetos.
Seus trabalhos são sinônimos de qualidade e atendimento exclusivo, atuando em áreas residenciais, corporativas e comerciais.
O foco principal de seu trabalho é a assessoria prestada ao cliente, pensando sempre em realizar seus sonhos e desejos, com orientação para não fugir da tendência, modernidade e funcionalidade.
Sobre a Prevent Senior
A Prevent Senior é a operadora de saúde que atua desde 1997 pensando no adulto+.
Possui uma rede própria, composta pelos Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore, Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação, médicos de diversas especialidades e outros profissionais da saúde que trabalham de forma integrada.
Veja todas as empresas envolvidas com o projeto:
Fonte: Subprefeitura Butantã
Quem na cidade de São Paulo não nutre uma ponta de orgulho a respeito pelo seu bairro?
Pois o Programa “Faça Seu Bairro Lindo” vai exatamente nesta direção, provando que basta dar a oportunidade que a população se engaje nas ações que fazem de seu bairro um lugar não só mais belo, mas também um palco para o espetáculo da democracia participativa. “Fazer pontes e avenidas é fácil, difícil é formar cidadãos”, afirmou o Prefeito Regional Paulo Vitor Sapienza.
No sábado, dia 06 de maio, o Bairro de Jardim Ester teve sua oportunidade e centenas de pessoas (perto de umas 600) participaram das ações de varrição, capinação e pintura de guias nas Praças Zaphira Vieira Leite, Maria Dorothea Brasil Vita e Tenente Oscar Monteiro.
Além disso, a Prefeitura Regional do Butantã efetuou ações de manejo arbóreo e tapa buracos.
Um grupo em especial não poupou esforços para que as ações fossem bem sucedidas, o Grupo Escoteiro Falcão Peregrino. Rastelaram, carpiram, separaram galhos, que estavam espalhados pela ampla Praça Zaphira Vieira Leite, como se fossem verdadeiras formigas humanas.
A cada carriola que empurravam, cada saco de mato que recolhiam, era seguido de sorrisos e brincadeiras como se tudo não passasse de pura diversão.
Da mesma forma, cidadãos de todas as idades ofereceram sua energia e parte de seu dia para que os espaços comuns, públicos e, portanto, de todos, ficassem ainda mais bonitos e convidativos. Assim é o Programa Faça Seu Bairro Lindo, um jeito criativo de engajar de fato, cada cidadão, nas ações transformadoras da cidade de São Paulo.
Fonte: Subprefeitura Butantã
A 242ª Subseção de Butantã da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, tem a honra de convidar para a solenidade de inauguração da Casa da Advocacia e Cidadania do Butantã e posse dos diretores eleitos para o triênio 2016/2018, às 20h do dia 12 de maio de 2017, na Avenida Caxingui , n°160 – Butantã- São Paulo/SP.
• Vanette Camargo Gonçalez – Presidente
• Jair Benedito de Souza - Vice Presidente
• Brenno da Silva Pereira Neto - Secretário Geral
• Kleber Abranches Oda - Secretário Adjunto
• Iutaca Kuano – Tesoureiro
• Antônio Carlos Campos Cunha - Assessor da Diretoria/Comissões da Subseção
Confirmar presença através do telefone: 3721-6134 ou do e-mail: butantã@oabsp.org.br
Fonte: Subprefeitura Butantã
A Prefeitura de São Paulo firmou, nesta última sexta feira, 28 de abril, com a Rede D’Or São Luiz, a maior operadora de hospitais independentes do Brasil, uma parceria segundo a qual a Rede D’Or São Luiz será responsável durante um ano pelo manejo da fauna e flora, pela manutenção e pela segurança do Parque Alfredo Volpi, situado na Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi, próximo à unidade Morumbi do Hospital São Luiz.
A escolha da adoção do Parque, cujo horário de funcionamento é das 6h às 18h, tem o objetivo de incentivar a população a praticar atividades físicas como forma de promoção à saúde, prevenção de doenças e promover a melhoria da qualidade de vida, tanto dos moradores da região, quanto de seus colaboradores.
Para isto, o Parque conta com atividades de Educação Ambiental, que inclui a coleta e seleção lixo, coleta de sementes para beneficiamento e posterior plantio e programa permanente de trilhas monitoradas.
E as crianças das escolas da região também têm lugar no Alfredo Volpi, explorando os espaços contemplativos proporcionados pelas trilhas.
Um público diversificado participa das atividades físicas e de lazer, além de desfrutar das demais áreas como piquenique, três lagos, parque infantil e diversos equipamentos de ginástica.
O Parque Alfredo Volpi ainda dispõe de área de preservação e reposição florestal, e oferece estacionamento aos frequentadores.
Fonte: Subprefeitura Butantã