História - O melhor do bairro de Interlagos, São Paulo, SP

     O bairro de Interlagos está localizado na Região Sul do Município de São Paulo, exatamente junto à margem direita da Represa do Guarapiranga.
     E corresponde à ZI na classificação do Plano Diretor da Cidade, ou seja, é um bairro estritamente residencial. Ocupa uma área de aproximadamente 2 250 000m², com seu perímetro determinado pelas seguintes vias: Avenida Robert Kennedy, Rua Leonardo Di Fásio, Avenida do Rio Bonito, Avenida Interlagos e Rua Nicolau Alayon.
     Interlagos encontra-se totalmente inserido em área de proteção de Mananciais e por isso mesmo possui uma ocupação rarefeita com grande permeabilidade do solo uma cobertura vegetal expressiva. Sua formação, que de certa maneira lhe confere a vocação de bairro jardim, lhe outorga a responsabilidade de balizador nas questões de preservação ao meio ambiente.
     O bairro também sofre alguns problemas como todos os demais do Município; trânsito intenso, poluição (ambiental, sonora e visual) e a violência que não é exclusividade da região, pois atinge a todos os pontos da Cidade de São Paulo.
     E para preservar a qualidade de vida ainda existente em Interlagos, desde 2004 o bairro foi tombado conforme a Prefeitura do Município de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, Histórico, Cultural Ambiental da Cidade de São Paulo-CONPRESP na sua resolução número: 18/CONPRESP/2.004 e nos termos da Lei nos termos da Lei n° 10.032 de 27 de Dezembro de 1985, com as alterações introduzidas pela Lei n° 10.236 de 16 de Dezembro de 1986, de acordo com a decisão unânime dos Conselheiros presentes à 329ª Reunião Ordinária realizada em 23 de novembro de 2004.
     Considerando que o conjunto urbano constituído pelo Bairro de Interlagos apresenta inestimável valor ambiental, paisagístico, histórico e turístico entre outros aspectos.

Fonte: SBI - Associação Benfeitores de Interlagos

 

Dia do bairro: 27 de agosto

 

     A data reconhecida como marco de sua denominação é a da edição do jornal O Estado de São Paulo que, em 27 de agosto de 1938, publicou um anúncio na primeira página sobre um loteamento distante cerca de 30 quilômetros do centro, mas com localização bastante agradável: entre as represas Billings e Guarapiranga, era a “Cidade Satélite Balneária de Interlagos”. Tal informação consta da página 13, do livro “Interlagos: Memória & História”, realizado e editado pela SBI Associação Benfeitores de Interlagos.
     Interlagos é um bairro que nasceu do ideal de urbanismo e planejamento do engenheiro Luiz Romero Sansom que anteviu a possibilidade de implantar na área entre os lagos Guarapiranga e Billings o bairro residencial que, de fato, se consolidou à meia encosta, voltado para a represa e com massa arbórea que compõe, junto com o lago abastecido por três nascentes, um nicho ecológico para as espécies de animais que tem aí seu habitat ou dele se servem para sua escala migratória.
     O bairro é parte de Capela do Socorro, e suas festividades têm como atrações romaria de cavaleiros, missa e show sertanejo.