Tenha seu próprio negócio na internet em parceria com a empresa líder em diretórios regionais no Brasil.
Torne-se um franqueado do Portal O Melhor do bairro e obtenha ótimos ganhos gerenciando este website.

História - O melhor do bairro de Vila Novo Horizonte, Goiânia, GO

História

A descrição entusiasta de quem pesquisou toda a história de Goiânia e testemunhou parte do seu progresso de crescimento,é do escritor José Mendonça Teles e faz parte do livro "A vida de Pedro Ludovico",uma das mais completas obras sobre a vida do fundador da capital.
A narrativa,que mostra a pressa dos pioneiros em ocupar seus espaços,faz lembrar as carruagens dos norte-americanos,quando do povoamento do Oeste.Daí,talvez porque,ainda que involuntariamente deu-se as primeiras ruas de Goiânia"números numéricos com ligeira semelhança às denominações das avenidas de Nova York".

Para registrar a história da criação de Goiânia,voltemos ao livro de Mendonça Teles,"A idéia de mudar a capital,vinha desde 1753,com o primeiro governador da província de Goiás,Dom Marcos de Noronha.(Dom Marcos lançou a idéia de transferir a capital de Vila Boa para o arraial de Meia-Ponte,atual Pirenópolis).

Em 1830,o segundo presidente da Província,Miguel Lino de Moraes,idealizou a tranferência da capital para a região de Tocantins,mais ou menos nas proximidades de Niquelândia.Couto Magalhães,governador da Província em 1863,advogou a Tese de transferência da capital para as margens do Araguaia.

A mudança da capital passou a ser também um projeto do governador Pedro Ludovico Teixeira.
Assim,pelo decreto n°.2737 de Dezembro de 1932,ele nomeou uma comissão presidida pelo bispo Dom Emmanuel Gomes de Oliveira,tendo o jovem professor Colemar Natal e Silva como secretário,para proceder aos estudos atinentes à adaptação ou escolha de local para nele ser edificada a nova cidade.

O livro destaca ainda que o resultado da comissão veio com substancioso relatório que apontava as terras situadas no município de Campinas,para a edificação da futura capital.De posse do relatório,Pedro Ludovico resolve ouvir um dos mais competentes urbanistas brasileiros,Armando de Godoi.O relatório desta autoridade,assinado em 24 de Abril de 1933,empolgou o Interventor que apressou o lançamento da pedra fundamental da futura capital,fato ocorrido em 24 de Outubro de 1933.

O nome da nova capital foi sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro,vencedor do concurso realizado em Outubro de 1933 pelo jornal O Social.Em 2 de Agosto de 1935,Pedro Ludovico,eleito governador no ano anterior,assinou o decreto que começava a organizar a capital e que criava a Comarca de Goiânia,da qual foi o seu primeiro juiz o Dr.Heitor de Moraes Fleury.

Goiânia foi construída às margens do córrego Botafogo,nas terras das fazendas Criméia,Vaca Brava e Botafogo,pertencentes ao município de Campinas.Sua concepção proposta por Atílio Gomes Lima,reformulada e complementada por Armando Augusto de Godoy,foi inspirada no projeto que o urbanista Unwim traçou para a cidade de Letchworth,protótipo das cidades jardins concebidas por Ebenezer Howard,em fins do século passado.

Em 1950 a população já tinha saltado para 53.389 pessoas,das quais 40.353 na área urbana.

Vila Novo Horizonte faz parte desta história, faz parte de Goiânia!!