História - O melhor do bairro de Aerolândia, Fortaleza, CE

SOBRE O BAIRRO DA AEROLÂNDIA
O Bairro da Aerolândia está localizado entre as Avenidas BR 116 e a Raul Barbosa que, por sua vez, margeia o Rio Cocó, hoje um local bastante aprazível depois da construção de um Polo de Lazer pelo Governo do Estado do Ceará, bastante utilizado para caminhadas e prática de esportes pela população. Não se pode esquecer que ele é porta de entrada das pessoas que vêm do sul do Estado e do País pela via terrestre, encontrando-se em um local privilegiado posto que fica próximo dos seguintes importantes locais da cidade: Centro da Cidade, Aeroporto, Rodoviária, Castelão, além de ter um acesso bastante facilitado pelas Avenidas Raul Barbosa / Murilo Borges para o maior Shopping de Fortaleza, que é o Iguatemi e para as praias (Beira-Mar e do Futuro).
Segundo informações colhidas do livro ‘Aerolândia, Seu Povo, Sua História’, de autoria do Deputado Estadual Francisco Caminha e João Luis Filgueiras, 1ª. Edição, Gráfica Encaixe, 2008, pgs. 19 e 20 temos que: “Dos anos vinte para os anos trinta as ruas ainda eram de barro batido, terra e lama vindas das enchentes do Rio Cocó que inundavam o então Bairro do Alto da Balança (o que ainda acontece de maneira catastrófica). Ele era assim chamado por termos uma Balança da Secretaria da Fazenda Municipal para pesar as mercadorias trazidas de caminhão para a capital e que passavam por aqui, exatamente pela rodovia que é hoje a BR-116, que margeia o Bairro no seu lado Oeste. Neste período o bairro era habitado por moradores que, na sua maioria, viviam da pesca do rio Cocó e dos trabalhos nas salinas. Depois foram chegando novos moradores, atraídos pela construção da Base Aérea de Fortaleza, que se juntaram às famílias de pescadores, formando assim os primeiros grupos de moradores.”(Grifamos).
Portanto, foi exatamente com o advento da Base Aérea de Fortaleza, no começo da década de 1930 que o bairro passou a ser chamado de ‘Campo de Aviação’, tendo em conta se encontrar nas proximidades da referida Base.
Posteriormente, por volta dos anos de 1960, os moradores e oficiais da Base Aérea modificaram o nome do bairro para Aerolândia, o que etimologicamente significa ‘cidade do ar’, do mesmo modo relacionando-se com a Base já referenciada.
Atualmente, a Aerolândia é um bairro bastante hospitaleiro, predominantemente residencial, porém, cercado por dois grandes cinturões comerciais, que são as Avenidas BR 116 e Raul Barbosa. Tais artérias são eminentemente comerciais e estão se expandindo cada vez mais.
Em breve, com os prenúncios relacionados com a Copa de 2014, certamente que nos próximos 04 (quatro) anos serão realizadas muitas obras que beneficiarão demasiadamente o nosso bairro, o qual deverá se tornar um dos melhores de Fortaleza.
Desta sorte, com base nessas perspectivas é que estamos a lançar neste começo de ano de 2011, a pedra fundamental do ‘site’ O Melhor do Bairro – Aerolândia, que se constitui em uma ferramenta que certamente concorrerá para incrementar mais ainda o crescimento desse tão querido Bairro, em vários aspectos.
Desta forma, na qualidade de Gerenciador do Portal ‘O Melhor do Bairro’, envidarei todos os meus esforços no sentido de melhor servir à população da Aerolândia, fazendo com que esta nova ferramenta se popularize o mais rápido possível, para o benefício do maior número de pessoas, notadamente agora que a Internet está sendo universalizada, já que em breve seremos contemplados com o ‘Cinturão Digital’ que nos tem sido prometido pelo Governo Federal.
Para terminar, quero acreditar que todos nós que fazemos parte da comunidade da Aerolândia estamos de parabéns e, em breve, isto será plenamente comprovado e reconhecido.
Dr. Juan Ortega – Administrador do Portal