História - O melhor do bairro de Capoeiras, Florianópolis, SC

 

História


Até o século XIX o bairro era formado por extensos campos de mata baixa, as capoeiras, e a partir do século XX começaram a surgir as primeiras residências ao longo da atual Rua Santos Saraiva. Comercialmente, essa rua era importantíssima, pois permitia o acesso de viajantes vindos do continente até o bairro Estreito, onde eram embarcadas mercadorias que abasteciam o comércio da região central, como o Mercado Público. Consta também a presença de diversos matadouros no bairro, que vendiam carne bovina para o comércio da região central de Florianópolis. As denominações de "pasto do gado" a "matadouro" para alguns pontos de Capoeiras são originárias dessas funções, que foram comuns no bairro até a metade do século XX. A partir da década de 1960 Capoeiras passou a receber diversos órgãos públicos estaduais e municipais, como os prédios da CELESC, TELESC, DAER, DNIT, Almoxarifado da Administração Estadual e o Ginásio de Esportes Saul Oliveira (Capoeirão). Assim começou o crescimento urbano do bairro, alavancado na década de 1970 com a construção dos primeiros condomínios (Conjunto Residencial Excelsior I e II, Residencial Ilha de Creta e Residencial Santos Saraiva).

Capoeiras

É um bairro do município brasileiro de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, situado na região continental da cidade.


Vias Principais


O principal logradouro que atende o bairro é a Avenida Governador Ivo Silveira, concluída em 1970. Outras vias importantes do bairro são a Rua Santos Saraiva, Rua Prefeito Dib Cherem, Rua Waldemar Ouriques, Rua Vereador Nagib Jabor e Avenida Patrício Caldeira de Andrada. Também cruza o bairro, no sentido oeste-leste, um trecho da rodovia BR-282, que nos municípios de Florianópolis e São José recebe a denominação de Via Expressa.


Comércio, Serviços e Lazer


O comércio do bairro é bastante dinâmico e nele se encontram lojas de grande porte. Em Capoeiras estão também presentes serviços diversos, como hotéis, clubes, postos de combustíveis e shopping. No bairro existem áreas de lazer, levando-se em conta o tamanho do bairro. São elas: Parque do Centro Comunitário de Capoeiras, Praça Vereador Nagib Jabor e Praça Paulo Schlemper.


População


De acordo com o censo realizado em 2000, o bairro Capoeiras é o segundo mais populoso do município de Florianópolis, contando com pouco mais de 19 mil habitantes. Há enorme expectativa de valorização dos imóveis do bairro com o término da construção da Avenida Beiramar de São José e a alteração do plano diretor do município, com intenções de ser colocado em prática já a partir de 2010.

FLORIANÓPOLIS

 

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada "Ilha de Santa Catarina" ja que Francisco Dias Velho o fundador do povoado chegou ao local no dia de Santa Catarina. Ela continuou por muito tempo sendo assim chamada inclusive até se tornar vila com o nome de Nossa Senhora do Desterro. Fato que comprova é que até mesmo nas correspondências oficiais ainda se mencionava como sendo Ilha de Santa Catarina, nome que nas cartas de navegação da época ela era descrita. Com a Proclamação da República a vila elevou-se a cidade aonde decidiram fortalecer o nome correto, mas agora passando apenas a se chamar "Desterro", nome esse que desagradava os moradores pois este termo lembrava "desterrado" ou seja, alguém que esta no exílio ou quem era preso e mandado para um lugar desabitado. Esta falta de gosto pelo nome fez com que algumas votações acontecessem para uma possível mudança, uma delas foi a de "Ondina" nome de uma deusa da mitologia que protege os mares. Este nome foi descartado até que com o fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto, Hercílio Luz mudou o nome para Florianópolis. Mas é preciso que se diga que Floriano Peixoto não era uma autoridade com popularidade na cidade e enfrentou grande resistência de seu governo em Desterro, ja que ela era um dos principais pontos que se opunham a este presidente, que mandou um exército para a cidade para que fosse derrubada esta resistência. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida.
Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000.
Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde, somadas às continentais, existem cerca de 100 praias.
Possui, segundo o IBGE no ano de 2008, uma população de 402.346 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas do município de Joinville.
A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz (inaugurada em 1926), primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.

 

 

 

Diário Catarinense

Últimas notícias

Carregando...