Notícias em O melhor do bairro de Hauer, Curitiba, PR

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

União da comunidade tem rendido bons frutos ao Hauer

 

PARANA ONLINE
Cidades / Notícias
16/01/2013 às 00:00:00 ­ Atualizado em 16/01/2013 às 08:23:16
Joyce Carvalho
 
A união da comunidade tem rendido bons frutos ao Hauer. Por meio da rede de desenvolvimento local, cerca de 400 moradores estão inseridos no projeto Vizinho Solidário, que começou a ser implantado em julho do ano passado. Os vizinhos ficam atentos ao que acontece ao seu redor e acabam conhecendo a rotina de quem mora perto. Em situações suspeitas, os vizinhos têm segurança em chamar a polícia.
 
“O projeto nasceu a partir de uma demanda dos moradores por segurança na região. Esta ideia surgiu em uma das nossas reuniões. Não teve nenhuma ocorrência nestas casas até hoje”, comemora Adriane Vieira, agente de desenvolvimento local no Bairro Hauer.
 
Outro resultado da rede de desenvolvimento local foi o projeto para a pista de skate na Praça Alfredo Hauer.
 
Atualmente, os jovens usam uma quadra poliesportiva para praticar o esporte. Os skatistas tentavam articular uma mobilização por uma pista de skate e encontraram na rede este espaço. O projeto para a pista já foi concluído e neste ano a comunidade deve levar um abaixo­assinado até a prefeitura de Curitiba, reivindicando a construção da pista de skate na praça.
 
A rede de desenvolvimento local visa reunir a comunidade, que aprende a se articular para conseguir melhorias para a região.
 
As reuniões da rede acontecem todas as últimas quartas­feiras no mês, às 19h30, na Igreja Santa Rita de Cássia, na frente da Praça Alfredo Hauer. Informações pelo telefone
(41) 9704­6209 ou pelo e­mail adriane.vieira@sesipr.org.br.
 
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Comerciantes iniciam projeto piloto de biblioteca comunitária

 

16/01/2013 às 00:00:00 ­ Atualizado em 16/01/2013 às 08:22:59
PARANA ONLINE.
Joyce Carvalho
 
Passar na frente de uma loja de doces e encontrar livros. Não, não é um comércio paralelo. É um projeto que está sendo desenvolvido por comerciantes e pela rede de desenvolvimento local do Bairro Hauer, em Curitiba, para incentivar a leitura por meio de uma biblioteca comunitária. Para facilitar o acesso, veio a ideia de colocar os livros nos estabelecimentos comerciais. Não precisa ser cliente fiel da loja. Apenas escolher o livro e depois devolvê­lo, sem qualquer burocracia.
 
O projeto vai se expandir para outros comércios do bairro. Por enquanto, funciona apenas na loja de doces de José Maria Augustinho, na Marechal Floriano Peixoto. Ainda de maneira improvisada, são livros de diversos gêneros à disposição de quem estiver passando por ali. “Muitos passam na calçada e
perguntam se podem pegar o livro. Alguns vêm aqui apenas para isto”, conta o comerciante. “Não fazia ideia como isto era importante. Todos que veem a estante com livros elogiam pela iniciativa, independente da classe social. Agora as pessoas estão trazendo doações de livros para cá também”, afirma José Maria.
 
A biblioteca comunitária na loja de doces é uma espécie de projeto piloto. No próximo mês começa a divulgação para que outros estabelecimentos entrem nesta iniciativa. Serão desenvolvidos estantes e adesivos padronizados para a identificação do projeto, que deve se chamar Ciclo Livro. “A ideia é circular com o livro mesmo. Estamos recolhendo doações. Uma biblioteca era um dos anseios da comunidade, que queria incentivar a leitura. Existem algumas bibliotecas e o Farol do Saber no bairro, mas são em pontos distantes”, comenta Adriane Vieira, agente de
desenvolvimento local no Bairro Hauer.
 
Para José Maria Augustinho, o projeto pode democratizar o acesso à leitura. “Futuramente, a pessoa pode pegar um livro aqui e depois devolver em outro local. Mesmo sem a cobrança para a devolução, as pessoas estão devolvendo os livros e trazem outros que já leram. O projeto promove a leitura, mas também desenvolve a consciência das pessoas”, avalia o comerciante.
 
sexta-feira, 04 de janeiro de 2013

Pastor esquece objeto dentro do carro e quando volta para buscar tem uma surpresa

 

Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Publicado em: 04/01/2013 - 10:43 | Atualizado em: 04/01/2013 - 14:14

O esquecimento de algo dentro do carro fez um pastor de uma igreja no bairro Hauer, em Curitiba, recuperar seus objetos furtados. Assim que o pastor, que não terá seu nome revelado, entrou na igreja, na rua Anne Frank, para participar de um culto na noite desta quinta-feira (3), lembrou que tinha esquecido algo dentro do seu veículo.

Então, de acordo com o depoimento do pastor, ao voltar e chegar perto do carro viu um jovem tentando arrancar o cabo de segurança de uma bicicleta que estava encostada em uma parede e presa por um cadeado. O pastor então segurou o rapaz pelo braço e pediu reforço. Fiéis ajudaram a capturar o assaltante e a Guarda Municipal, da Rua da Cidadania do Carmo, chegou logo depois.

Durante a abordagem os guardas revistaram o suspeito. Para a surpresa do pastor, o jovem estava com o som do veículo dele no bolso e o macaco (ferramenta usada na troca do pneu) dentro da calça.

Jonedir Gomes Silva, 23 anos, foi preso em flagrante por furto qualificado e foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul).

FONTE: http://bandab.pron.com.br/jornalismo/policia/pastor-esquece-objeto-dentro-do-carro-e-quando-volta-para-buscar-tem-uma-surpresa-47924/

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Grave acidente deixa três feridos em Curitiba

 

Condutor perdeu o controle do veículo e atingiu uma árvore

Publicado em 21/12/2012 às 08h49: atualizado em: 21/12/2012 às 08h50

Do R7, com Agência Estado

 

 

 

 

 

João Carlos Grigério/Estadão ConteúdoO passageiro que estava no banco de trás está internado em estado grave

Um grave acidente deixou três pessoas feridas, uma delas em estado grave, na esquina das ruas Waldemar Kost com a rua Tenente Francisco Ferreira Souza, na Vila Hauer, em Curitiba (PR), por volta das 3h45 desta sexta-feira (21).

De acordo com informações de testemunhas, o condutor perdeu o controle do veículo, rodou e atingiu uma árvore. O motorista e uma passageira saíram do veículo com ferimentos leves.

Já o passageiro que estava no banco de trás ficou preso nas ferragens. Ele foi encaminhado em estado grave ao Hospital Evangélico.

FONTE: http://noticias.r7.com/cidades/grave-acidente-deixa-tres-feridos-em-curitibanbsp-21122012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Comerciante 'to nem aí' expõe máquinas caça-níqueis na porta de bar e acaba detido

 

Juliano Cunha e Elizangela Jubanski

Publicado em: 13/12/2012 - 07:42 | Atualizado em: 13/12/2012 - 14:49

O proprietário do bar foi detido e confessou que usava as máquinas para arrecadar dinheiro

 

Quatro máquinas caça-níqueis que estavam expostas praticamente na porta de um bar no bairro Hauer, em Curitiba, foram apreendidas na noite desta quarta-feira (12) pela Polícia Militar (PM). O proprietário do bar foi detido e confessou que usava as máquinas para arrecadar dinheiro.

A apreensão aconteceu na Av. Marechal Floriano Peixoto por volta das 19h30 quando policiais em patrulhamento a pé viram as máquinas dentro deste bar chamado 'Bar do Vizinho'.

“Esta situação chamou a atenção de todos porque normalmente estas máquinas estão escondidas em locais ate de difícil acesso e estas estavam praticamente em uma vitrine. Como esta situação trás uma pena baixa, isso possa estimular o praticante”, descreveu o delegado Rogério de Castro, sobre a preocupação da insistência pelo jogo.

Indagado sobre a procedência e a utilização, o dono do bar admitiu que mantinha as máquinas para arrecadar dinheiro com o jogo de azar. Ele foi detido e encaminhado ao Centro Integra do de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) para prestar esclarecimentos.

FONTE: http://bandab.pron.com.br/jornalismo/geral/comerciante-to-nem-ai-expoe-maquinas-caca-niqueis-na-porta-de-bar-e-acaba-detido-47143/

 

< Anterior | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | Próximo >