História - O melhor do bairro de Costa Barros, Rio de Janeiro, RJ

O MELHOR DO BAIRRO

COSTA BARROS - RIO DE JANEIRO

Costa Barros é um bairro de classe baixa da Zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil.

Faz limite com os bairros Pavuna, Anchieta, Guadalupe, Barros Filho, Coelho Neto e Acari.
 
A origem é a mesma do bairro Barros Filho, ou seja, as fazendas da família Costa Barros. Com a implantação da linha auxiliar foi construída a estação Costa Barros, próxima à passagem de nível da estrada de Botafogo.

O bairro caracteriza-se pela existência de grandes conjuntos habitacionais e de comunidades nos morros de Botafogo (Chapadão) e da Lagartixa. Nele ficava a antiga sede da Fazenda Botafogo.

Bem servido de transportes, com a Estação Costa Barros, que é uma das paradas do Ramal Belford Roxo da Supervia, também é atendido pelo sistema metroviário da capital fluminense através da Estação Engenheiro Rubens Paiva e também por três linhas de ônibus regulares para o Centro (374, 377 e 385), um para a Grande Tijuca (665) e dois para o bairro de Cascadura (773 e 778). Seus principais acessos são as estradas do Botafogo e Camboatá e as ruas José Arantes de Mello e Javatá.
 
Conta com as escolas municipais Prof° Escragnolle Doria, Anton Makarenko, Rubens Gomes, Raul Seixas, Escultor leão Velloso entre Pavuna e costa barros, Prefeito Marcos Tamoio, José pedro Varella, Thomás Jefferson...
 
No bairro será construido um viaduto sobre a linha ferrea ligando as Estradas do Camboatá e de Botafogo, próximo a estação de trem do bairro e a ampliação da Via Light, com acesso pela Rua Javatá.