Aplicativo para casos de emergência é lançado pela Segurança Pública de Campinas
- Notícias - O melhor do bairro de Jardim Santa Genebra, Campinas, SP

quarta-feira, 12 de novembro de 2014
      

Aplicativo para casos de emergência é lançado pela Segurança Pública de Campinas

 

Usuários dos sistemas Android e iOS podem baixar gratuitamente o aplicativo Guarda Amigo, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública de Campinas em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA) para ajudar na prevenção a crimes. Lançado em julho de 2014, o aplicativo estava disponibilizado apenas para os usuários da plataforma Android.

 

Desde o lançamento, o aplicativo foi baixado 3.950 vezes e utilizado 5.690. Em caso de perigo, o usuário aciona um botão vermelho dentro do aplicativo e o sistema dispara mensagens para uma rede de contatos criada pelo próprio usuário. Essas pessoas são avisadas e entram em contato com as autoridades policiais para informar a ocorrência.

 

Além disso, o aplicativo é ligado a um mapa com GPS, que permite informar aos contatos a localização exata de onde está a pessoa em perigo.

 

A ferramenta faz parte de um programa de mesmo nome, que incentiva a participação da comunidade no combate ao crime com a formação de uma rede de proteção e vigilância entre vizinhos. “A ideia é divulgar o trabalho da Guarda Municipal por meio do envolvimento com a população. Muita gente desconhece até o telefone 153, disponível para que as pessoas acionem os guardas”, explica o coordenador do programa Guarda Amigo, Marcelo Duchovni Silva.

 

O aplicativo, de 686K, pode ser encontrado na App Store e Google Play. Desde o lançamento, vem passando por melhorias. “Realizamos testes e recebemos sugestões das pessoas que utilizam a ferramenta. Atualmente, a avaliação dos usuários é bastante positiva”, afirma Silva.

 

 

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Campinas

O_Melhor_do_Bairro_Campinas

omb100.com