Notícias em O melhor do bairro de Campina Grande, Campina Grande, PB

domingo, 20 de junho de 2021

Ataque à bomba: monumento “à Bíblia” é alvo de vândalo em Campina Grande

Foto: PB Agora

 

O vereador Alexandre do Sindicato (PSD) esteve na manhã deste domingo, 20, no Monumento à Bíblia, em Campina Grande, que fica localizado às margens do Açude Velho, para ver de perto o resultado de um ataque a bomba que destruiu parte do equipamento na noite deste sábado. Câmeras de segurança registraram a ação criminosa, que ocorreu por volta das 22h30.

Conforme as imagens, um indivíduo se aproximou da porta do monumento, onde coloca uma espécie de bomba que explode segundos depois.

Para Alexandre, não se trata apenas de um grave ato de depredação ao patrimônio público, mas de uma clara manifestação de ataque por motivos religiosos.

“Existe uma onda crescente de estímulo à intolerância contra a maioria cristã desse país, e aqui em Campina Grande não é diferente. Movimentos de afronta e perseguição, estimulados por setores ideológicos, têm cada vez mais mostrado a cara no intuito de intimidar evangélicos e católicos que se colocam contra a agenda diabólica destes segmentos”, comentou o vereador.

Alexandre do Sindicato garantiu que vai acompanhar de perto as investigações desse atentado, esperando que as autoridades policiais identifiquem os autores para que sejam responsabilizados pelo crime e revelou também que vai levar o tema da crescente intolerância organizada contra cristãos para debate na Câmara Municipal.

“Não podemos ficar inertes frente ao que está acontecendo. Há um estímulo cada vez maior ao ódio contra os cristãos, inclusive com o incentivo ao constrangimento, intimidação, ofensas morais e até mesmo físicas. Enquanto parlamentar, vou denunciar e enfrentar aqueles que estão por trás dessa intolerância”, assegurou Alexandre do Sindicato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e créditos: PB Agora

domingo, 20 de junho de 2021

Campanha “São João em Casa, Sim! Com violência, não!” será lançada nesta segunda-feira

Foto: Divulgação-Secom-PB

 

A Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e as entidades parceiras lançam, nesta segunda-feira (21), a campanha “São João em Casa, Sim! Com violência, não!”, um alerta contra a violência doméstica durante o período de São João. O lançamento será às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Semdh http://bit.ly/CampanhaSaoJoao

Pela terceira vez, a edição do “São João em casa, sim! Com violência, não!” é realizada pela Reamcav, integrada por várias instituições, entre elas o Tribunal de Justiça da Paraíba, OAB-PB, Coordenadoria das Delegacias Especializadas de Mulheres, Polícia Civil, Secretaria de Segurança e Defesa Social e Ministério Público da Paraíba.  Desde o ano passado, a campanha que tratava sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual (Lei Federal 13.718/18) foi adaptada devido à pandemia da Covid-19 para as violências que ocorrem dentro de casa. 

A motivação da campanha foi transformada em música pelo compositor Fabiano Guimarães com o jingle “O São João esse ano está mudado/ não pode tá agarrado respeitando o isolamento/E a mulher deve ser bem respeitada / Não deve ser maltratada/Aqui fica o ensinamento”.

"Estamos fazendo este chamado, pois, mesmo sem a realização das tradicionais festas juninas por causa da pandemia e o cancelamento do feriado do São João, a violência doméstica continua dentro de casa", diz a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.

A live será transmitida pelo perfil da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade (Semdh) no YouTube, sendo conduzida pela própria secretária Lídia Moura, com a participação de convidadas que compõem a Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav).

Segundo a representante do MPPB, a promotora Ismânia Pessoa, a pandemia é um adubo para a violência doméstica e é “preciso incentivar o rompimento desses relacionamentos que levam à morte de mulheres”, afirmou acrescentando que a rede de proteção às vítimas de violência está estruturada para apoiar e aplicar medidas protetivas às mulheres agredidas.

A representante do Tribunal de Justiça, juíza Anna Carla Falcão, compreende que a campanha é uma forma bastante eficaz de informação e prevenção contra a violência doméstica, especialmente neste período de pandemia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da redação com Secom-PB

domingo, 20 de junho de 2021

Campina Grande vacina contra Covid-19 pessoas a partir de 53 anos sem comorbidades

Foto: Divulgação/Codecom PMCG

 

Nesta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande estende a vacinação para as pessoas com idades a partir de 53 anos, sem comorbidades. Além disso, a Coordenação Municipal de Imunização também vai realizar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca e Coronavac.

A vacinação, para a população em geral a partir de 53 anos, acontece das 9h às 14h nas igrejas Presbiteriana e Verbo da Vida (ambas na Avenida Floriano Peixoto), nas faculdades Unifacisa (Itararé) e Uninassau (Liberdade) e nos dois maiores distritos da cidade: Centro de Saúde de São José da Mata e na Unidade Básica de Saúde de Galante.

À tarde, das 14h às 17h, também será disponibilizada a vacinação para este público, através do modelo drive-thru, no ginásio O Meninão.

As pessoas com previsão de receber a segunda dose ou com a dose de reforço em atraso dos imunizantes Coronavac ou AstraZeneca terão um ponto de vacinação à tarde, das 14h às 17h, na Pirâmide do Parque do Povo.

Para ter acesso à vacinação em qualquer um desses pontos é obrigatório fazer o agendamento prévio pelo site vacinacao.campinagrande.pb.gov.br ou pelo aplicativo ‘Vacina Campina’.

Os retardatários de grupos anteriormente contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, podem fazer o agendamento que está disponível para alguns destes locais.

Também será retomada a vacinação de gestantes e puérperas, com comorbidades ou sem comorbidades com prescrição médica, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), das 9h às 14h.

Campina Grande já vacinou quase um terço do total da população com a primeira dose. São mais de 117 mil pessoas com D1 (dose 1) e mais de 40 mil pessoas já receberam a D2 (dose 2), fechando o esquema vacinal. Os dados são do Si-PNI, sistema do Ministério da Saúde. Quase 200 mil pessoas fizeram cadastramento no site ou no app da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da redação com Codecom-PMCG

 

 

domingo, 20 de junho de 2021

Campinense segura empate com o Sousa e é campeão paraibano

Foto: Samy Oliveira/Campinense

 

O Campinense sustentou o empate de 0 a 0 com o Sousa neste domingo (20), no estádio Marizão, e conquistou o título de campeão paraibano de 2021. A Raposa entrou em campo com vantagem do empate. No jogo de ida, em Campina Grande, o Campinense venceu por 1 a 0, com gol de Edinho Correa.

Beneficiado pelo regulamento, o Campinense seguiu à risca o planejamento do treinador Ranielle Ribeiro. A meta era ficar com a posse da bola, evitando as criações do Sousa, que tinha a obrigação de sair para o jogo. A proposta deu certo e a equipe rubro-negra saiu de campo com o troféu de campeão.   

O jogo 

A partida apresentou o tom de decisão, com várias chances de gols para os dois times. Na primeira etapa, o Campinense teve mais iniciativa para atacar, construindo duas grandes oportunidades. Uma com o atacante Marcos Nunes e outra com o lateral Felipinho. Depois de um chute forte, o goleiro Ricardo fez a defesa e, na volta, o próprio Felipinho chutou na trave. 

O Sousa foi mais apático, tratando de se defender. Os comandados de Índio Ferreira praticamente não criaram perigo para a meta de Mauro Iguatu. Apenas o atacante Almir chegou a tentar de cabeça, em cruzamento de Juninho, mas a bola foi para fora. 

Etapa final 

No segundo tempo, o panorama do jogo mudou completamente. O Sousa, com a responsabilidade de vencer para levar, pelo menos, para as cobranças de pênaltis, partiu para o ataque. O Dinossauro provocou grande pressão, cercando a área adversária. 

Mas a zaga do Campinense esteve bem postada. Além disso, o experiente goleiro Mauro Iguatu conseguiu, em duas oportunidades, garantir o placar. Em uma delas, o atacante Rodrigo Poty cabeceou na pequena área e, em outra chance, o volante Liniker bateu falta, no canto, para uma grande defesa do arqueiro da Raposa.

O Campinense não saiu para o ataque, preferindo ficar atrás da linha da bola, recuando até mesmo seus atacantes. Mesmo assim, ainda esteve perto de liquidar o jogo, em uma jogada individual do atacante Marcos Nunes. Final de jogo: empate de 0 a 0 e a comemoração da Raposa. 

Campanha do Campinense

Primeira fase

  • São Paulo 2 x 1 Campinense
  • Campinense 1 x 0 Nacional
  • Sousa 0 x 0 Campinense
  • Campinense 4 x 3 Perilima
  • Campinense 1 x 1 Botafogo
  • Atlético 1 x 1 Campinense
  • Campinense 1 x 0 Treze

 Segunda fase

  • Campinense 0 x 0 Atlético (pênaltis: 3 x 1)

    Semifinal

  • Botafogo 0 x 0 Campinense (pênaltis: 4 x 5)

    Final

  • Campinense 1×0 Sousa
  • Sousa 0x0 Campinense

Artilheiros

O atacante Marcos Nunes, com quatro gols, foi o artilheiro da Raposa. Allef, Matheus Régis, Pink, Marcelinho, Cleiton e Edinho Correa completaram a artilharia rubro-negra no certame. O time marcou dez gols e tomou sete, com três gols de saldo. 

Formações 

O time rubro-negro utilizou os seguintes jogadores: Mauro Iguatu, Felipinho, Michel, Cleiton, Vitinho (Ítalo), Rafinha, Patrick, Marcelinho (Ruan Carlos), Marcos Nunes (Joilson), Matheus Régis (Allfe) e Cláudio (Edinho Correa. 

O Sousa foi a campo com a seguinte equipe: Ricardo, Artur (Douglas), Roni Lobo, Marcelo Duarte, Wesles, Liniker, Daniel Costa, Almir, Juninho (Rodrigo Poty), Wesley Carioca, Cassiano (Lucas Dentinho).

Arbitragem 

A decisão do Campeonato Estadual de 2021, de acordo com a escala da comissão estadual de arbitragem da Paraíba, teve o comando do árbitro Leandro Bizzo Marinho. Os assistentes foram Luiz Felipe Correa e Oberto da Silva Santos. Os reservas foram José Ferreira Neto e Gledson Francisco.

Voltam a jogar 

Sousa e Campinense, que aturam neste domingo no estádio Marizão, em Sousa, pelo Campeonato Paraibano, voltam ao mesmo local, na próxima quarta-feira (23). Desta vez, os dois times vão se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro da Série D. 

O time sousense atuou duas vezes na competição nacional, com uma vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-CE e uma derrota de 4 a 0, para o ABC-RN. O Campinense, nas duas partidas na Série D, empatou na estreia com o Caucaia-CE, em 3 a 3, e venceu o América-RN por 3 a 0.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte e créditos: Portal Correio

sábado, 19 de junho de 2021

Lei que proíbe fogueira na Paraíba completa 1 ano e segue em vigor

Deputado Adriano Galdino - Presidente da ALPB / Foto: Divulgação

 

Na Paraíba, é proibido acender fogueiras em espaços urbanos durante os festejos juninos, enquanto perdurar a pandemia do novo Coronavirus. A Lei 11.711/2020, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, completa um ano de publicação neste sábado (19) e tem como finalidade proteger as pessoas acometidas pela Covid-19. “A doença afeta diretamente os órgãos respiratórios, causando falta de ar e a fumaça das fogueiras pode agravar o quadro clínico das pessoas acometidas pela Covid-19. Além disso, as fogueiras contribuem para o aumento das queimaduras, o que causa lotação nos hospitais, já sobrecarregados com a pandemia do novo coronavírus”, ressaltou Adriano Galdino.

Por isso, embora algumas prefeituras apenas recomendem que a população não acenda fogueiras nesse período, a lei determina que o não cumprimento da lei implicará ao infrator a imposição de multas por parte dos órgãos públicos competentes, no valor de 10 (dez) UFR-PB (Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba), aplicada em dobro em caso de reincidência, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.

De acordo com Adriano Galdino, mais do que receio pela multa, o momento pede empatia e bom senso de todos, para que a situação da pandemia melhore no Estado e, assim, os festejos juninos possam ser comemorados nos próximos anos. “É uma pequena atitude, mas que fará uma diferença enorme na saúde daqueles que estão lutando pela cura da covid-19. Se cada um fizer um pouco, nós conseguiremos mudar essa situação de pandemia e, assim, poderemos comemorar como ‘manda o figurino’, no ano que vem”, finalizou Adriano Galdino.

Denúncias

As denúncias de fogueiras em espaços urbanos da Paraíba podem ser feita pelo 190, da Polícia Militar, e pelo (83) 98844-2191, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da redação com ALPB

< Anterior | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | Próximo >