História - O melhor do bairro de Caçador, Caçador, SC

Hino de Caçador-SC

Letra Hino de Caçador - SC

Caçador é um Rio pequenino
que deu nome à minha Cidade
e você que aqui se encontra
com certeza está bem a vontade.


É Caçador Capital da indústria,
das parreiras e dos pinheirais.
Aqui eu vivo, aqui eu trabalho
e me orgulho até demais


A juventude que na escola, no esporte e outras mil
Desta terra tão querida, que é o recanto
dos amigos do Brasil.

 


O município de Caçador mostra em sua história desde seu princípio, a preocupação da população local com o meio-ambiente. Ainda no início, quando Caçador era disputada pelo Paraná e Santa Catarina, os habitantes locais revoltaram-se contra a Companhia Ferroviária e a indústria madeireira para evitar a devastação dos pinhais nas marginais dos trilhos.

Vale lembrar que às margens do Rio do Peixe viviam grupos primitivos, Kaingang e Xokleng, que foram substituídos pelos desbravadores que começavam a chegar a partir o ano de 1881 .

Com a construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, a colonização tornou-se mais intensa e o povoado passou a chamar-se "Rio Caçador", devido a abundância de caça nas margens do rio.

Após o episódio do Contestado (grande conflito de terras, ocorrido entre 1913 e 1916 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná que tomou proporções de extrema violência na região) outros grupos começaram a chegar. Caçador então pode contar com o dinamismo, a força e a coragem dos imigrantes poloneses, árabes, italianos, alemães, entre outros, que vieram atraídos pela atividade madeireira. Em 25 de março de 1934, Caçador tornou-se um município independente, emancipando-se política e administrativamente.

Os imigrantes e desbravadores que aqui chegaram se depararam com a exuberância da floresta nativa de araucária. Pouco tempo depois, na década de 40, Caçador já conquistava a fama de capital da madeira, como município maior produtor de pinho serrado do Brasil.

Mas quem conhece Caçador nos dias de hoje, certamente tem dificuldades em acreditar que esta terra possua um passado de muitas lutas e que tenha sido uma comunidade tão diferente do potencial econômico com que hoje é apresentada. Vale frisar que Caçador hoje destaca-se pelas atividades de agropecuária, indústria, do comércio e dos serviços.

Caçador é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, localizado no meio-oeste do estado, no Alto Vale do Rio do Peixe, com uma área de 1.009,8 km², altitude média de 920 metros acima do nível do mar, temperatura média anual de 16,6ºC, e precipitação total entre 1.600 e 1.800 mm/ano. Seu ponto culminante alcança 1.308 metros.

Caçador detém o recorde de temperatura mínima, em dados oficiais, do Brasil, com -14°C em 1975. Outro registro, extra-oficial, de -17°C em 1996, no Morro da Igreja, em Urubici, também em Santa Catarina, daria o recorde para este município.

O município possui o aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, equipado com tecnologia que permite pousos e decolagens no período noturno, embora não seja servido por vôos regulares.

Entre as atrações turísticas citam-se a Ponte Coberta de Madeira Antonio Bortolon, que foi construída originalmente em 1924, o Museu do Contestado, a Reserva Florestal do Contestado, maior santuário ecológico da região do meio-oeste e a Floresta Nacional de Caçador, com reflorestamento de pinus e araucária. Grupos folclóricos, como Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), mantêm vivas as tradições de seus antepassados.

Fonte: www.cacador.sc.gov.br