História - O melhor do bairro de Brooklin Paulista, São Paulo, SP

Patrocine a História do Brooklin

  

Brooklin Paulista
 


     O Brooklin Paulista passou a ser conhecido como bairro em 1922, com a junção natural e quase simultânea de três grandes loteamentos, que acabaram por consolidar o seu território. Um deles, projetado por Júlio Klaunig e Álvaro Rodrigues, abrangia uma  área de 174 alqueires, da antiga Fazenda Casa Grande. Localizava-se entre a Avenida Santo Amaro e Marginal do Pinheiros, limitando-se de um lado com Avenida Morumbi e de outro, com as Águas Espraiadas.


      Um outro, lançado por Afonso de Oliveira Santos, situava-se entre a Avenida Morumbi e a Avenida Roque Petroni Júnior. Chamava-se Jardim das Acácias. E o terceiro, lançado pela Sociedade Anônima Fábrica Votorantim, confrontava com as Avenidas Santo Amaro, Washington Luís, Vicente Ráo e Águas Espraiadas. Quem lhe deu o nome de Brooklin Paulista foi a Light, em alusão ao lendário distrito do Brooklyn, de Nova York.


      Em 1880, o engenheiro Alberto Kuhlmann, um visionário, havia criado a Companhia Carris de Ferro São Paulo-Santo Amaro, para ligar o centro de São Paulo a Santo Amaro, com vagões puxados por burros. O projeto, no entanto, não saiu do papel. Seis anos depois, a linha foi inaugurada com carros movidos a vapor. Deficitária desde o início, a empresa de Kuhlmann faliu em 1900, quando a Light arrematou todo o seu acervo. Por fim, em 1913, a empresa canadense introduziu na linha os bondes elétricos. Com a chegada dos bondes, o bairro foi descoberto, atraindo a curiosidade de centenas de forasteiros e o interesse econômico de grandes investidores imobiliários. A linha foi extinta em 27 de março de 1968, quando já se achava sob o controle da
CMTC desde 1947. O bairro, até fevereiro de 1935, pertencia ao município de Santo Amaro. Mas o interventor em São Paulo,Armando de Salles Oliveira, decretou fim de Santo Amaro como município e ambos passaram a integrar o município de São Paulo. Santamarenses históricos e inconformados foram às ruas lutar pela emancipação de Santo Amaro.

     Nada conseguiram, apesar de inúmeros abaixo-assinados e plebiscitos,o último deles realizado em maio de 1985. Hoje, em Santo Amaro, ninguém mais toca no assunto. 
 

Fonte/Veja mais: http://www.saopaulominhacidade.com.br

 


     O MAIS NOVO CARTÃO POSTAL DA CIDADE DE SÃO PAULO ESTÁ NO BAIRRO DO BROOKLIN

 

 

O Brooklin é um bairro dividido entre os distritos do Itaim Bibi e de Santo Amaro, às margens do Rio Pinheiros, em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo.


      É subdividido em Brooklin (ou Brooklin Velho), Brooklin Paulista e Brooklin Novo. Atualmente é conhecido por ser um dos bairros mais valorizados da cidade, com grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna, com suas casas noturnas.


      O bairro abriga edifícios residenciais de luxo, e várias empresas multinacionais que se instalaram na região, hotéis de luxo, os Shoppings Morumbi e Markt Place. Por estar em um dos centros financeiros da cidade, possui um tráfego intenso em dias úteis da semana, principalmente na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. Porém, por ser uma região comercial, aos finais de semana, permanece livre de congestionamentos, entre elas encontra-se a filial paulista de uma das maiores emissoras de tv da américa latina, a Rede Globo de Televisão.


      À beira da Marginal Pinheiros, foi construída a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, marco arquitetônico da cidade de São Paulo. A ponte faz a ligação dos distritos do Itaim Bibi e Morumbi.


      No Brooklin encontra-se também o mais novo Cartão Postal da cidade de São Paulo, a Ponte Estaiada.