História - O melhor do bairro de Belo Horizonte, MG

 

Região da Pampulha

 

 

Pampulha é uma região administrativa (regional) de Belo Horizonte, localizada sob as coordenadas 19° 51" 44" S 43° 58" 14" O, sendo a lagoa artificial de mesmo nome uma das principais atrações turísticas dessa cidade. Nela localizam-se os estádios Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e Jornalista Felipe Drummond (Mineirinho) e diversos clubes. Anualmente é disputada a Volta Internacional da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que contorna a lagoa. Também na virada do ano acontece o maior show de fogos do Estado, reunindo cerca de 300 mil pessoas no entorno.

A região também é sede do campus da UFMG, da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e do Aeroporto da Pampulha.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha
A lagoa artificial foi construída no inicio da década de 1940, quando o prefeito era Juscelino Kubitschek. Para compor o seu entorno Oscar Niemeyer projetou um conjunto arquitetônico que se tornou referência e influenciou toda a Arquitetura Moderna Brasileira. Fazem parte do conjunto a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Os jardins de Burle Marx, a pintura de Candido Portinari, os azulejos de Paulo Werneck e as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa completam e valorizam o projeto concebido para a lagoa. O conjunto arquitetônico e urbanístico original foi inaugurado em 1943. A orla da Lagoa da Pampulha concentra várias opções de lazer, como o ginásio do Mineirinho, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e pistas para ciclismo e caminhada. É lá também que está o Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como "Mineirão".

Igreja São Francisco de Assis
Suas linhas arredondadas denunciam a ousadia de Oscar Niemeyer e são um marco da arquitetura moderna brasileira. As curvas são um contraponto ao ângulo reto. No interior existem 14 painéis que retratam a Via Sacra, considerados a obra-prima de Portinari. Na parte externa destacam-se os jardins elaborados por Burle Marx e mosaicos nas fachadas laterais. A igreja católica, artisticamente conservadora, viu inicialmente com maus olhos o aspecto inovador do projeto, e somente reconheceu o edifício como igreja em 1954, ou 11 anos depois de sua construção.

Lista de bairros
A região da Pampulha, em Belo Horizonte possui um total de 48 bairros:

 

Aeroporto

Bandeirantes
Bispo de Maura
Braúnas
Campus UFMG
Castelo
Céu Azul
Confisco
Conjunto Lagoa
Conjunto São Francisco de Assis
Dona Clara
Engenho Nogueira
Garças
Indaiá
Itapoã
Itatiaia
Jaraguá
Jardim Atlântico
Liberdade
Manacás
Nova Pampulha
Novo Ouro Preto
Ouro Preto
Paquetá
Santa Amélia
Santa Branca
Santa Mônica
Santa Rosa
Santa Terezinha
São Francisco
São José
São Luíz
Suzana
Trevo
Unidas
Universitário
Urca
Vila Aeroporto
Vila Aeroporto Jaraguá
Vila Engenho Nogueira
Vila Paquetá
Vila Real Primeira Seção
Vila Real Segunda Seção
Vila Rica
Vila Santa Rosa
Vila Santo Antônio
Vila São Francisco
Vila Suzana Primeira Seção
Vila Suzana Segunda Seção